Há mais de 20 anos, o futebol não era um esporte amado por lá. Os esportes que eram paixões nacionais eram o baseball, karatê, judô, boxe, sumô e até do golfe.
Nesse cenário, Yoichi Takahashi fez um mangá com tema incomum, no caso futebol. Os desenhos eram muito fracos. Ainda assim, ele conseguiu entrar na principal revista de mangás no mundo, a Shonen Jump.
Ele então criou um personagem que cursava o primário e que adorava jogar bola. Surgia Captain Tsubasa (conhecido aqui, pela tradução brasileira da Manchete como Super Campeões). Ele é um craque nato e seu nome é Ozora Tsubasa. Ingressando no time da escola ele é treinado por Roberto Hongo e melhora ainda mais. Se torna jogador profissional, levando o Japão a Copa do Mundo, e até, jogando futebol no Brasil pelo São Paulo. Algo que naquela época era inédita em mais de um sentido!
Outra pessoa que popularizou o futebol no Japão foi Ruy Ramos. Um brasileiro que foi para lá com dezoito anos, casou-se com uma japonesa e naturalizou-se no país. Ele jogou, por exemplo no Tokyo Verdy, onde ele se destacou, era chamado de Yomiuri.
O carinho pelo jogador era tanto que ele se tornou personagem de dois mangás: Ramos-Kun uma tira que retrata com bom humor Ruy e um outro que é um mangá mais sério falando sobre o ídolo.
Hoje em dia existem muitos animes e mangás sobre futebol. Como Moero! Top Striker, Ashitae Free Kick, Off Side, Giant Killing e Inazuma Eleven.
Nenhum comentário:
Postar um comentário