Tanto na ficção quanto na realidade, não existe país que tenha sido devastado mais no mundo como o Japão. Em relação, tanto a guerras como desastres naturais. Isso se compararmos em tamanho de outros países.
Mas nos cinemas, tudo teria começado pelas explosões em Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Enquanto o país crescia de forma quase milagrosa, ainda ficavam em suas memórias dos ataques das bombas nucleares.
Em 1954, Godzilla surgiu como uma criação do Inoshiro honda e de Eiji Tsuburaya, responsável pelos efeitos especiais (e que mais tarde seria responsável pelo surgimento de Ultra Q, Ultraman e boa parte da tropa). A famosa Toho produziu o filme, lhe fazendo a fama nos anos seguintes como a maior empresa japonesa de sci-fi. Ele apelava para o trauma causado pelos Estados Unidos no Japão devido a Segunda Guerra Mundial. Isso fica claro com os raios radioativos que o monstro usava contra os humanos.
Enquanto filmes com Ray Harryhausen faziam sucesso com animações de monstros o Grande G, fez . Sendo que Godzilla chamou muita a atenção com um ator usando uma roupa de borracha enorme. A ideia do filme era realmente tocar na ferida aberta pelos americanos com as bombas, em uma época que ainda existia um perigo de nações entrarem em guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário