Muita gente achava que uma das maiores coisas relacionadas ao k-pop são alguns grupo em especiais. E que talvez, eles tenham surgido graça ao cantor pop, Psy (ele cantou junto de Madonna). Mas eles já existiam bem antes, e notamos isso quando programas, tais quais Family Guy e The Simpsons, já faziam piadas sobre isso. Quase sempre fazendo paródias muito além de Gangnam style.
Com grupos muito grandes, como Super Junior que tinha 13 membros constituída desde 2005. Ou Twice. Essas girl e boys bands ficaram internacionalmente conhecidas. No caso da primeira, se deve ao single Sorry, sorry. SJ já deve mais de 20 álbuns, sendo um dos grupos de k-pop que mais vender por três anos consecutivos.
Temos vários grupos que surgiram: Shinee formado em 2008 pela SM Enterainment; 2NE1 formado pela YG Entertainment em 2009; e foram surgindo tantos outros, antes e depois, como Black Pink. Se fossemos citar todas elas não teríamos espaço para falar de cada um. Não é a toa que fez tanto sucesso. Há um grande esforço das empresas para cima desses jovens, e quando eles deputam.
Mas de onde vem a inspiração para eles. Bem se for ver, talvez fossem os cantores e cantoras de j-pop. Só que o sul coreanos tem: sensualidade. Os astros japoneses de música, na área do pop pelo menos, não são tão ousados quanto os coreanos. Podemos notar isso em clipes mais tímidos como o grupo Twice com T.T ou mais ousados, como o solo de CL com HELLO BITCHES. Até mesmo as bandas com garotos tem um ar de sensualidade como no clipe da BigBang, Fantastic Baby.
Talvez isso se deva pelo Japão ser uma cultura muito conservadora até hoje em dia. Em especial, com o papel da mulher. Já na Coréia do Sul, querendo se diferenciar de sua irmã, ao qual não permite a entrada de costumes e outras culturas, em especial, norte-americanos. A prova está nos nomes de músicas deles quase sempre em inglês.
Não é a toa que cantores como o próprio Psy já chamaram outros astros de k-pop, como Hyuna e CL, para seus clipes. Ou até mesmo participaram de shows ou clipes de outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário