sábado, 25 de maio de 2024

Yasuke: Antes de Afro Samurai, tinha um samurai africano... No Japão!


Yasuke foi o famoso samurai africano! Até onde se sabe sobre ele, é real, mesmo que muita gente diga o contrário, quase sempre sem nenhuma informação histórica contrária.
Pouco se sabe sobre o passado e a vida de Yasuke. Registros apontam que ele foi um muçulmano nascido em Moçambique e teria chegado ao Japão em 1579, trazido por uma expedição comercial vinda da Índia.
Outras fontes sugerem que Yasuke teria sido trazido por como um escravo em um navio português, ou mesmo que ele era um mercenário que servia como guarda-costas.
Mais provável é que ele teria vindo ao país, junto a um jesuíta, pois era seu servo. 
O fato é que Yasuke chegou até a presença do grande Oda Nobunaga, que ficou impressionado com a aparência e porte físico do africano. Lembrando que Oda foi extremamente importante ao Japão, mas que usou a força de modo, também, extremamente brutal contra os outros daimyos da época. Matando monges e criando uma carnificina, para sua tentativa de unificação.
Contrariando todas as probabilidades, Yasuke ficou no Japão a serviço de Oda Nobunaga e recebeu o título de samurai, sendo o primeiro estrangeiro na história a receber tal cargo. Há quem diga que ele tinha um metro e oitenta, algo alto para os nipônicos. E sabia muito pouco de japonês, e daí esse dado que seria um servo de um jesuíta fazia mais sentido: a tentativa de catequizar outros povos, era através, algumas vezes, do uso do idioma local, para pregar o catolicismo.
Engraçado, que sempre se tinha a ideia de achar o negro bonito. Tanto que há imagens de Buda, com cor negra. 
Pouco tempo depois da morte de Oda Nobunaga, não foram escritos novos registros sobre Yasuke, tornando o seu destino incerto nas terras nipônicas. 

sábado, 18 de maio de 2024

Stellar Blade tem temática cristã? Sim, mas não significa muito


Foi dito que Stellar Blade tem uma temática cristã. O que tornaria a obra algo que não aborda temáticas, como nerdola fala "lacradoras". Pois muita gente acha que há um enredo ou moral cristãs envolvidas nisso. Me perdoem, mas isso está BEM longe de uma obra com esse estilo.
Quando falamos que há uma temática cristã, significa que há elementos que flertam ou fazem referência cristã. Exemplo, nomes bíblicos ou assuntos que se relacionam ao Novo ou Antigo Testamento, aparecem aos montes. Um enredo ou moral cristã, é quando uma obra usa isso como parte de sua história e uma mensagem para quem assiste. Como que seria melhor dar tudo que tem aos pobres e viver na simplicidade e ou até ir contra guerras, e por ai vai.
O mesmo serve para uma história, com elementos de outras etnias, religiões, sexualidade, pautas ou classes sociais. Mesmo que Mononoke Hime trate de assuntos como as tribos aminishi, isso não significa que o filme do Studio Ghibli se trata de algo sobre esse grupo étnico. Pode ser um elemento usado por Hayao Miyazaki, para contar uma história sobre preservação da natureza e os sentimentos humanos.
Dito isso, há um tokusatsu que tem uma temática cristã, mas está bem longe disso. Que é Jaspion (em japonês, Juspion). Note: o vilão principal se chama Satan Goss, que enfrenta o profeta Edin (talvez uma alusão a Éden). Esse homem, que treinou Jaspion, busca a Bíblia Galática. Entretanto, toda a história, não tem nada explícito sobre a cultura cristã, nem sequer islâmica ou judaíca. Na verdade, podemos ver aqui que os personagens sempre quebram um dos principais mandamentos: nunca matar! Ah, mas ai não teria série. Rurouni Kenshin discordaria.
Ai me falam que há cristianismo em coisas como Cavaleiros do Zodíaco. E há! Assim como budismo, xintoísmo e mitologias diversas. Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis tem cristianismo em suas obras, mas também de outras culturas antigas - especialmente no segundo, que era menos ortodoxo. E C.S. Lewis já foi ateu. Entre tantos outros. É como uma obra de arte, se tu forçar, encontra certos aspectos sim. Só não é certeza disso realmente ter elaborado pelo autor.
Além disso, tu já viu os GRÁFICOS de Stellar Blade? Especialmente de costas?

sábado, 4 de maio de 2024

Eventos não são tão simples no Japão!

Por mais incrível que pareça, eventos como o Anime Friends não são tão comuns no Japão. Eles tem até a Comiket, mas é mais para pré-venda de material independente. A galera até vai de cosplay lá fora, desse evento, já que está cheio de fotógrafos na parte de fora. Lá, eles tem uma área específica apenas para isso. Como a área cosplay, apenas para isso, pois se é para cosplayers só tem essa serventia por lá. 
Os próprios cosplayers só querem comprar seus mangás e mostrar seu trabalho com os costumes. Assim, não atrapalham o trânsito de quem vai trabalha com os produtos internos, sendo que a pessoa vai estar com uma credencial como profissional cosplay. Os eventos de animes lá fora não são tão simples. 
Ou seja, tem graças ao Brasil ser tão abrangente.