sábado, 31 de agosto de 2024

Art kei

/ Atenção: Aqui são somente comentários da visão de alguém que descobriu essa nova vertente a pouco tempo, e toda informação aqui, é com base nas bandas que eu conheço e estão dentro desta vertente, no mas, estou aberta a correções educadas sobre o assunto //
Essa vertente é associada a algo mais experimental, as bandas variam os visuais e musicas dentro de várias vertentes, sendo até difícil encaixá-las em alguma das já citadas aqui. Pelo que compreendi essa vertente é usada/nomeada somente pelo fandom ocidental de Visual kei.
Os visuais podem ir dos mais clássicos, como inspiração em algum movimento artístico (Expressionismo, Surrealismo etc.), ou em livros e autores, expressões culturais e de gênero. Como já dito, as bandas podem parecer estar em outras vertentes, nos casos grande parte das bandas listadas como ‘art kei’ podem ser soft visual kei ou tanbi kei. Os temas das músicas também podem ser bem dramáticos, variando conforme os lançamentos ou não.
Algumas delas são Sukekiyo, Sakashimana Haguruma wo Kamen ga Warau(MORE), RENTRER EN SOI, 9goats black out, König, the Candy Spooky Theater, Ambergris, ARTiCLEAR, DADAROMA, gibkiy gibkiy gibkiy, Kain, Umbrella, Sennou Tokyo (essa em especial também é listada dentro do Kira kira kei), entre outras.
Grande parte das bandas dentro dessa vertente, são dos anos 2000, a grande maioria estreando após 2007.
Nota: Tenho uma teoria (TEORIA não é uma verdade absoluta) que o art kei pode ser uma junção do Shiro e Kuro kei que eram subdivisões do Kote kei, onde predominavam as roupas claras (shiro kei) ou roupas escuras (kuro kei) e as temáticas refletiam nisso, sendo shiro kei musicas mais suaves e melódicas e o kuro kei musicas mais dramáticas e pesadas. Mas até então, não tem tanta info para que isso seja real.
Texto extraído de um escrito da Cris (Kamui Nishimura) no blog F.A.Q. Sixth Gun. As imagens também são dela, como modelo.

sábado, 24 de agosto de 2024

Miyavi Matsunoi

Miyavi Matsunoi é uma atriz e modelo japonesa que nasceu no dia 01 de janeiro de 1988, sendo conhecida pelos fãs de tokusatsu por ter interpretado a vilã Amily, uma Sacerdotisa Makai caída que também é mulher do Cavaleiro Negro Jinga, nas séries e em um filme da franquia GARO, participando de Garo: Gold Storm (2015), Garo: Makai Retsuden (2016), Garo: Kami no Kiba (2017) e Kami no Kiba: Jinga (2018). No entanto além de Amily, ela também atuou como outros personagens na franquia, primeiramente em Garo: Red Requiem (2010), Matsunoi interpretou a vilã Karma - uma Horror que vivia no mundo dos espelhos, e em Kami no Kiba: Jinga (2018) paralelamente a sua personagem Amiri, ela dublou o Madou Ring Alva, a Jóia Madou de Jinga Mikage (Roze).
Entre o período de 2009-2011, Miyavi Matsunoi atuou em filmes AV (Adult Video, ou vídeo pornográfico) utilizando o nome Saori Hara, em março de 2011 ela decidiu se aposentar do mundo do entretenimento devido a um colapso nervoso, o qual ela passou após o terremoto e tsunami na região de Tohoku, mas em março de 2014 ela retomou a sua carreira artística, dessa vez sem envolvimento com a indústria AV, e permanece na ativa até os dias de hoje.



sábado, 17 de agosto de 2024

Cosplayer é atacada por stalker em famoso evento japonês!

Neste final de semana, ocorreu no Japão a Comiket, um dos maiores eventos otakus do mundo. Ilustradores, artistas e cosplayers se reúnem para vender seus produtos e interagir com fãs. Infelizmente, o evento foi marcado por um incidente em que um homem atacou uma famosa cosplayer enquanto ela tirava fotos.
Keekihime, uma cosplayer renomada, estava na Comiket vestida como Asuka do anime Evangelion. Para quem não sabe, é amplamente aceito que Keekihime é também Takanashi Kiara, a popular Vtuber da Hololive, dado que as vozes são idênticas e ela já deu pistas sobre isso em transmissões anteriores.


Durante a Comiket, Keekihime estava tirando fotos com seu cosplay de Asuka na área dedicada aos cosplayers e fotógrafos. Em uma transmissão ao vivo no Twitter, ela relatou o que aconteceu. Keekihime passou cerca de duas horas na área, posando para fotos sem nenhum problema. Com o sol forte, ela decidiu fazer uma pausa para descansar.
Quando retornou, a área estava mais cheia. Após procurar um local mais tranquilo, ela encontrou um espaço para continuar tirando fotos. A primeira pessoa a fotografá-la nesse retorno flagrou o momento em que um stalker avançou em sua direção. As fotos abaixo capturam o incidente:


Keekihime explicou que o homem a agarrou completamente (sem tocar em partes íntimas) e ela começou a gritar por ajuda. Felizmente, as pessoas ao redor notaram e conseguiram afastá-lo.
Keekihime revelou que o homem é um stalker que a persegue há anos. Ela relatou um incidente anterior em que ele a seguiu até o aeroporto, forçando-a a denunciá-lo à polícia. Ela o bloqueou nas redes sociais, mas ele continua acreditando que eles estão apaixonados. O stalker já enviou mensagens de amor e tentou beijá-la em várias ocasiões.
A equipe da Comiket conversou com o homem, mas ele foi liberado em seguida. A polícia foi acionada, mas, segundo a cosplayer, não pôde tomar medidas porque ela não é residente do Japão.


Como há fotos claras do stalker, foi possível identificar o stalker como “Rick”. Ele já é conhecido online por certos conteúdos controversos, e as fotos dele estão circulando nas redes, com muitas pessoas revoltadas por sua perseguição contínua a Keekihime.

sábado, 10 de agosto de 2024

O Incidente do Estúdio KyoAni

O Incidente do Estúdio KyoAni, também conhecido como o ataque ao Estúdio Kyoto Animation, é uma tragédia que abalou a indústria de animação japonesa e deixou uma marca profunda na comunidade global de fãs de anime e mangá.
Este evento sombrio ocorreu em 18 de julho de 2019 e resultou na perda de 36 vidas, com muitos outros feridos.
Fundado em 1981 por Yoko e Hideaki Hatta, KyoAni se destacou por sua dedicação à qualidade de suas produções e por sua cultura de trabalho, que priorizava o bem-estar de seus funcionários. Ao contrário de muitos estúdios de animação japoneses, que frequentemente dependem de freelancers e terceirizam grande parte de seu trabalho, KyoAni empregava animadores em tempo integral e oferecia treinamento interno, contribuindo para um ambiente de trabalho mais estável e sustentável.
Na manhã de 18 de julho de 2019, um homem de 41 anos chamado Shinji Aoba invadiu o prédio principal do Estúdio Kyoto Animation no bairro de Fushimi, em Kyoto. Armado com 40 litros de gasolina, Aoba espalhou o líquido inflamável pelo primeiro andar do edifício e ateou fogo. As chamas se espalharam rapidamente pelo prédio de três andares, pegando de surpresa os funcionários que estavam trabalhando.
A tragédia da Kyoto Animation não é apenas uma tragédia para a indústria de animação. É uma tragédia para a sociedade japonesa inteira. Foi tratado como o maior homicídio em massa no Japão desde a Segunda Guerra Mundial.
Que a família e os conhecidos dessas pessoas tenham conforto em suas almas, que o estúdio possa se reconstruir, física e artisticamente.

sábado, 3 de agosto de 2024

O talento de Suzuya Hanioka

Suzuya Hanioka é um cosplayer a mais de 13 anos. Começou a competir no ano de 2015, em Marília, São Paulo. Hoje em dia participa de concursos de cosplays nacionais e internacionais. Além das competições, ele atua como cosmodel, criadora de conteúdo para cosplays, cosmaker e wigmaker.
Apaixonado por vídeos de cosplays, no Youtube. Começou fazendo fantasias na mesma plataforma, com seus personagens e as reproduzindo. 
Começou a criar fantasias inspiradas nos personagens e recrias as fantasia na vida real. Conheceu um amigo que lhe trouxe para esse mundo de competições e concursos de cosplay, onde exigia qualidade e fidelidade nos figurinos. Foi nesse momento que seu trabalho atingiu outro nível. 
Fez diversos cursos de corte e costura, modelagem e tecelagem para aprimorar suas técnicas artesanais, e começou a ganhar concursos de cosplay em sua cidade.
Seu grande sonho é de ser representante brasileiro no mundial WCS (World Cosplay Summit) se esforçando bastante com a sua dupla. Até lá, seu objetivo é melhorar ainda mais sua performance, costura e props. 
Começou a ganhar reconhecimento durante a pandemia. Através da rede social TikTok, onde postava vários vídeos de cosplay.
Após ganhar um concurso nacional (Geek Nation Brasil) e após receber o prêmio de melhor make up, começou a participar de diversas competições nacionais. Tais como a da BGS (Brasil Game Show), CCXP (Comic Con Experience), entre outras.
Começou a trabalhar como cos model para marcas fechando parcerias. Também começou a trabalhar como influenciador digital para empresas como as de Genshin Impact, Honai Star Rail, League of Legends, Mobile Legends, Valoriante e por ai vai.
Ficou muito conhecido após participar do WCS com a sua dupla, Yamazaki. E ganharam reconhecimento como a dupla @doispequi.eumsonho . Após essa grande conquista, receberam diversos convites para trabalhar como palestrantes e influenciadores por todo o Brasil. Viajaram por diversos lugares para palestrar ou como convidados e jurados de concursos para cosplay.
Se formou um artista plástico no Japão. Fez faculdade de Moda, em São Paulo e tem especialização em modelagem e malharia. Trabalhou oito anos em criação de personagens para jogos online e é desenhista profissional. Fez um ano de colorimetria no Japão. Além disso, trabalhou como arte finalista por cinco anos. Trabalha como wigmaker e cosmake, atualmente.