quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Yusuke Murata e One: Alguém que fez uma crítica foda em forma de boa história de humor



One é o pseudônimo de alguém que faz histórias ilustradas por  Yusuke Murata.
Ele já fez alguns desenhos para Megaman, mais precisamente vilões como Dust Man e Crystal Man. Ele já foi o assistente e aprendiz de Takeshi Obata ilustrador mais conhecido por Bakuman e Death Note.
Entre suas obras mais conhecidas hoje em dia temos: One Punch Man e Mob Psycho 100%. Isso pois além de serem hilários, são críticas FERRADAS a animes e mangás atuais. Quer um exemplo disso? Veja...
One Punch Man conta a história de um grande herói que de tanto treinar perdeu os cabelos e desenvolveu uma técnica capaz de derrubar qualquer oponente com apenas um soco. Pela facilidade que tornou as batalhas ele se torna frustrado e desmotivado a lutar.
Saitama tem um poder tremendo que é quase sem motivo. Prova? Quando é que uma série de exercícios seria capaz de transformar você em um poderoso guerreiro? Mas isso também se deve a grande piada que a série faz aos heróis de animes que agem como deuses, detonando tudo a sua volta, sem se importar com nada e nem ninguém. Tanto que isso também ocorre na série, quando nosso heróis quebra tanta coisa, que muitos pensam que o soco dele destruiria o universo. Ele só prefere destruir o inimigo para que pessoas não sofram. 
Ele é uma sátira ou paródia dos heróis americanos e japoneses. Tanto que podemos ver heróis parecidos com o Chapolin em alguns episódios, ou o Mandrake, um dos primeiros heróis com poderes das HQs. Ou um vilão que era a cara do Picollo. Sem contar aquele gigante que era a cara de um titã de Shingeki no Kyojin. Sem contar que diferente de heróis comuns de animes e mangás ele é careca. Muitas vezes em histórias, temos heróis que fazem seus cabelos ficarem maiores, mudam a cor, ou simplesmente embranquecem do nada. Então, temos um protagonista careca!
Mas acima de tudo, com sua parte séria, One Punch Man traz uma ótima mensagem: não é necessário ser famoso para ser um herói de verdade. Saitama é um rapaz que visa se tornar um grande herói, mas não por motivos plenamente egoístas. Quando Genus e outro herói foram quase humilhados por não terem conseguido derrotar um inimigo, ele mentiu para que estes não fossem mal tratados. Um herói as vezes é aquele tipo de pessoas que nós merecemos. Ou melhor, que precisamos.
Mob Psycho 100% conta a história de um garoto apelidado de Mob que tem poderes psíquicos. Acontece que se sua capacidade emocional chegar a 100% ele irá explodir, por isso seus poderes são usados para que ele possa viver tranquilamente com as pessoas.
Ele é guiado por um charlatão. Mesmo assim esse charlatão é um tanto quanto bondoso (???).
Mas por que alguém com extrema habilidade seria aprendiz de um cara qualquer? Não sei dizer, mas parece que Mob primeiro acredita que Reigen é extremamente forte (Coitado kkk), segundo que deu a entender que Reigen esta o ajudando com seu controle emocional.
O anime em si apresentou-se ser basicamente uma comédia nonsense com um traço cartunesco. Como exemplo utilizarei a situação acima. O traço do casal foi bastante hilário, bem fora do comum.  Já no prédio, antes do espírito chegar, a senhora menciona que deva haver baratas no local. Um tanto esperado já que era um local abandonada e imundo, o problema é que Reigen fez um "show" por ter medo delas. E são hilárias me fazendo lembrar, mesmo como piada de animes e mangás como Mai a Garota Sensitiva, Chaos; Head, X/1999 e Akira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário