quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Sobre o autor: Go Nagai

Com seu nome de nascença Kyoshi Nagai. Ele nasceu em 1945, na cidade de Wajima, localizada na prefeitura de Ishikawa. Quando criança, algumas de suas maiores influências foram Gustavo Doré (em uma edição de "A Divina Comédia", o que provavelmente explica o uso de humor negro em muita de suas obras) e Osamu Tezuka (Me pergunto a quem dos mangakás da época ele não influenciou, Tezuka foi um mito).
Após se formar do Colégio Itabashi (que fica em Tokyo, para onde Nagai se mudou com a família após a morte do pai), Nagai entrou para o mundo dos quadrinhos. E chegou a passar um ano como Ronin (estudante que se forma do Ensino Médio mas ainda não entrou na faculdade). A saúde de Nagai não era das melhores na época, ele sofreu durante 3 semanas de um grave caso de diarréia. Ciente do seu estado de saúde, ele quis deixar evidências de que viveu, e para isso foi fazer algo que ele sempre quis desde criança: Trabalhar em mangás. Ele se determinou a criar um mangá dentro do tempo que ele pensava ser seus últimos meses de vida.
Após a decisão, Nagai foi ao hospital, onde foi diagnosticado com Colite, mas logo depois curado. Esse foi o divisor de águas na vida do jovem Nagai. Ele tinha se convencido de que trabalharia com mangás e parou de frequentar a escola e após 3 meses, passou a viver como ronin.
Com a ajuda do irmão, ele fez os seus primeiros esboços. Apesar de sua mãe ser contrária à decisão, ele levou seus trabalhos. Rezam as lendas, que quando Nagai ia até uma editora, a mãe dele convencia os editores que rejeitassem os esboços dele (que mãe pentelha, viu?), mas então a Shogakukan (a casa de revistas como a Shounen Sunday e a Big Comic) entrou em contato com Shotaro Ishinomori (conhecido por ser o pai de "Kamen Rider", "Cyborg 009", "Jinzou Ningen Kikaider" e "Ryu no Michi") para avaliá-lo. E em 1965, graças aos esboços feitos com a ajuda do irmão, ele foi recebido por Ishinomori, que o recebeu como seu discípulo e o ensinou tudo o que sabe (vale lembrar que Ishinomori passou pela mesma coisa, quando foi aluno de Osamu Tezuka) e dois anos depois, começou a sua carreira como Mangaká profissional.
No começo de sua carreira, Nagai fez um one-shot chamado Meakashi Polikichi, que foi publicado em 1967 na revista Bokura, da Kodansha.Nesta época, a Shueisha planejava fazer uma nova antologia de mangás (se vocês se ligaram na linha do tempo, sim, é da Shounen Jump que estou falando), e notou o trabalho de Nagai no oneshot publicado na Bokura, e então, um ano depois, na primeira edição da Jump, ao lado de alguns novatos e veteranos, Nagai decolava com o que seria a sua primeira série, e também um de seus maiores sucessos (Além de ser um dos mangás mais polêmicos da história), o Famoso "Harenchi Gakuen", que abalou as páginas da Jump na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário