segunda-feira, 14 de março de 2016

Glossário sobre animes/mangás


Esse é um texto que visa falar sobre coisas que normalmente são jargões conhecidos no mundo de mangás e animes (quase sempre relativos diretamente a eles). Então leiam e divirtam-se.
Anime - derivado do termo em inglês, animation e significa qualquer animação. No ocidente, é usado para as obras em película do Japão.
Bishoujo - obras caracterizadas por moças bonitas. Quase sempre ressaltando atributos físicos como seios ou bundas.
Bishounen - obras caracterizadas por rapazes bonitos. Quase sempre andróginos como vocais de algumas bandas de j-rock ou j-pop.
Burusera - termo usado para onde pessoas vão e compram calcinhas e uniformes colegiais japonesas (???). No ocidente, o termo é usado para definir obras que lidam com fetiches, em especial os que lidam com estudantes colegiais.

Chibi - em japonês é usado para designar pessoas baixas ou crianças. Nos animes é quando uma versão de um personagem aparece de forma mais baixa que o normal ou como uma caricatura, Também é tratado como super deformed (SD).
Dorama - versão japonesa do termo drama. Referem-se a versões de novelas da TV ou em CDs (audio-dramas). Podendo ter diversas funções relativas a obra original. Podemos imaginar isso como live-actions, onde hoje em dia, muitos se tornam até filme. Caso de Death Note.
Doujinshi - uma obra autopublicada no Japão, que aqui chamamos de fanzine quando nos referimos a quadrinhos. Mas pode ser encontrada em mangás, jogos e romances. Hoje em dia temos até animes assim! Normalmente, retratam paródias ou versões alternativas de obras já consagradas.
Ecchi - são obras que não possuem (ou possuem) um tema voltado só ao sexo. Porém, muitas imagens dão a entender isso. Também chamados de fan services por possuírem. Quer um com bastante e quase chegando a vias de fato? Highschool DXD é uma boa.
Fanart - praticamente significa arte feita por fã (fan=fã). Designada para obras baseadas em desenhos famosos por um fã.
Fandub - dublado por fãs, ou seja, quando um grupo de fãs dubla uma obra audiovisual. Existem muitos grupos assim no Youtube.
Fansub - legendado por fãs, já que sub é para o termo em inglês subtitled que significa  legendado.
Gekigá - normalmente são obras com temática bem mais pesada como em Monster.

Harém - obras em que existe um personagem principal cercado por diversas mulheres, quase sempre de diversas personalidades. Normalmente, mas nem sempre são comédias românticas.
Hentai - pornô, em anime/mangá. Quase sempre com muitas variações sobre o que é feito como obras de verdade. Ou até mais torridas e selvagens. Exemplos são Dragon Pink, Discipline e um dos mais cultuados é Bible Black.
Idol - em japonês, lê-se "aidoru". Designa, quase sempre, personalidades femininas. Normalmente fazem sucesso como cantoras, atrizes e modelos, além de se tornarem ícones pops do Japão. Quase sempre aparecem em obras mais leves ou pesadas (como Perfect Blue).
Josei - é como um anime harém, como gosto de chamar, só que invertido. Nesse, temos garotos interessados em uma menina. Além disso, nem sempre é voltado para crianças. Diabolik Lovers é um bom exemplo.
Kemono - gênero de animes onde temos criaturas metade humanas, metade animais (zoomórficas). E são caracterizado exatamente por isso.
Live-action - basicamente significa ação ao vivo. E normalmente é associado a obras em que se usa pessoas reais ao invés de desenhos animados. São mais conhecidos por tokusatsus. Mas podem ser usados para eles como para doramas, já que ambos usam atores. Se bem que é mais usado no primeiro.
Lolicon - vem da contração de lolita complex, "complexo de lolita". Aparecem onde os personagens se sentem atraídos por meninas mais novas.
Mahou kanojo - termo para namorada mágica, onde uma garota maravilhosa surge do nada na vida do protagonista. Literalmente, caindo de para-quedas na vida do protagonista. Este, que normalmente é um zé-ninguém. Assim, mudando a vida dele para sempre. Um exemplo claro disso é Video Girl Ai.
Mahou shoujo - ou também chamadas magical girls. Normalmente caracterizadas como personagens femininas com poderes mágicos, onde Naoko Takeuchi (criadora de Sailor Moon) é uma mestra. Temos Madouka Magica e Sakura Card Captor, mesmo que com temática mais pesada, mas possui magia no meio.
Mangá - o termo usado para as histórias em quadrinhos no Japão em geral.
Mangaká - desenhista de mangá.
Manhua - o termo chinês para as histórias em quadrinhos.
Manwha - o termo coreano para as histórias em quadrinhos.
Mecha - caracterização de robôs (mechanic) quase sempre pilotados. Onde normalmente existem combates épicos. Gundam e Macross são os maiores símbolos sobre isso.
Otaku - no Japão é usado para designar pessoas que são fanáticas por qualquer assunto no país. Já no ocidente, ele tem mais a ver com fãs de anime e mangá.
OVA - ou OAV (Original Animation Video) são animes feitos para DVDs (antigamente VHS) que costumam ser spin-offs da série principal. Ou ao menos saem da série principal.

Seiyuu - nada mais são que o termo usado por dubladores no Japão. Muitas vezes cultuados pelos otakus que notam seus talentos. Algo que só recentemente faz mais sentido.
Shotacon - possui o prefixo shota, vindo de Shotaro, nome comum de crianças pequenas masculinas. Significa atração por garotinhos. 
Shoujo-ai - histórias que se relacionam com pessoas com amores entre duas personagens femininas, mas sem sexo.
Shounen - são obras de anime/mangá em que os normalmente a história é voltada para o público masculino. Muitas dessas obras surgem em revistas especializadas como a famosa Shonen Jump. Isso não impede que as personagens sejam do sexo feminino, por exemplo. Entre obras assim, temos HunterXHunter, Yu Yu Hakushô, Jojo Bizarre Adventures, Katekyo Hitman Reborn, Dragon Ball, entre outros.
Seinen - este é mais voltado para o sexo masculino, quase sempre adultos. Nele temos mulheres como protagonistas quase sempre, e possuem partes dos seus corpos mais expostos. Temos entre eles Ghost in the Shell, Noir e Black Lagoon.
Tankohon ou Tankobon - no Japão, quase sempre obras maiores são impressas em revistas com outras histórias, quase sempre onde são colocados só um capítulo de cada obra. O tankohon é a compilação de mais de um capítulo (cinco para mais, quase sempre) do mangá original, com maior qualidade de impressão.
Yaoi - amor homossexual entre homens. Muito famosos são os mangás com histórias assim entre as mulheres. Vai se entender... Algumas cenas são mais pesadas ou não. Leve? Gravitation. Pesado? Boku no Pico... Procura para você ver.
Yuri - amor homossexual entre mulheres. Também são muitas famosas entre as mulheres, assim como alguns homens. Sendo que obras como Sailor Moon, possui bastante disso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário