sexta-feira, 4 de março de 2016

Gothic lolita e suas variações

Hime lolita
Lolita, termo usado normalmente e referente a um termo associado ao um livro de Vladimir Nabokov. Nele nós vemos a associação de um homem já adulto com uma garota, bem mais nova de forma amorosa e sexual. Em todos os sentidos. E aqui no post temos também o termo gothic que é usado para tudo que muitos consideram como sombrio ou triste. Como coloquei no texto sobre goticismo (procure no blog) isso não é uma verdade absoluta.
O gothic lolita em si na verdade é uma moda urbana japonesa. Ela é influenciada pela moda vitoriana, rococó e edwardiana. Ela combina o lado kawaii - fofo - da lolita, com as características antigas do gótico. Bacana não é?
O estilo bombou e nasceu em 97 e 98. Gothic lolita é o mais famoso e pego como padrão para as chamadas "visual lolita". Além disso, ele possui várias categorias que agradam mais aos outros. Como tudo que tem mais de um estilo são bem diferentes entre si. E o estilo ficou mais famoso devido a bandas que seguiam um visual mais andrôgino e lembravam moças, como Versailles, Malice Mazer e outras.
Muitas vezes também associam a livros vitorianos ou ao menos ao estilo daquela época.

  • Classic lolita: Estilo mais maduro e sofisticado, utiliza cores mais suaves na maquiagem e nas roupas.
  • Punk lolita: Traz elementos da moda punk ao estilo Lolita, como xadrêz, gravatas, correntes e alfinetes entre outros.
  • Sweet lolita: Focam mais no aspecto infantil e tem como temas mundos fantásticos como os de Alice no País das Maravilhas. Usam tons pastéis, laços, fitas e estampas coloridas de frutas, bolos e corações.
  • Hime lolita: Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.
  • Qi lolita: Similar à Wa Lolita, porém coma utilização de vestimenta tradicional chinesa.
  • Wa lolita: Combina indumentária tradicional japonesa com a moda Loli.
  • Ero lolita: Versão mais sensual do estilo, utiliza corpetes e saias mais curtas, porém sem exageros.
  • Kuro lolita: Se vestem de preto em seu estilo.
  • Guro lolita: As guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".
  • Shiro lolita: Se vestem de branco em seu estilo.
  • Country lolita: São as que focam na temática campestre. Utilizam bastante xadrez e estampas florais e pequenos chapéus de palha.
  • Deco lolita: Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido.
  • Casual lolita: É um lolita mais simples, camisas e saias de babados, fofas e elegantes com roupas simples. É o estilo mais aceitável na sociedade, pois utiliza roupas simples e do cotidiano, como saias boca de sino, com babados, rendas e laçinhos, aah e tb nunca use tenis, sapatos do etilo boneca caem melhor.Pequenos acessórios de lolita são usados.
    Talvez esse seja mais fashion e moderno estilo de loli’s
  • Pirate lolita: Estilo pouco conhecido, surgiu da mistura de Aristocrat e Lolita, os acessorios utilizados são os chapeus piratas, tapa-olhos, espadas, sobretudos e varios outros acessorios de pirata, eh claro combinando com os babados lolitas.
  • Sailor lolita: Usam roupas parecidas com uniforme japonês, mas são “sailors” que usam este estilo com branco e azul. Geralmente com algo relacionado ao mar enfeitando a roupa.
    Mangas curtas e um chapeuzinho de marinheiro formam então o estilo sailor.
  • Cosplay lolita: Não são consideradas realmente como um estilo. Geralmente as roupas delas não são de qualidade. Algumas usam acessórios como orelhas de gato e asas, podendo ser confundidas como cosplays e removem todo o ar “clássico” das lolitas. Algumas até deixam a roupa com cara de empregada. Ou seja, as que parecem estar mais fantasiadas são consideradas cosplay lolita ou otaku lolita. Algumas lolitas usam este termo basicamente para xingamento, falando que as cosloli são a ralé e que não sabem do que o estilo lolita é feito.
  • Twin lolita: Ou literalmente “gêmeo loli”, são aquelas pessoas que se vestem iguais, com pequenas diferenças podendo ser de cor, modelos de roupa diferente, porem da mesma marca.
  • Gothic lolita: Traz temáticas sombrias a moda Loli, com cores escuras, maquiagem um pouco mais carregada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário