quarta-feira, 23 de março de 2016

Saint Seiya: A saga de Cavaleiros do Zodíaco

Cavaleiros do Zodíaco, ou seu título original, Saint Seiya, é uma obra criada pelo mangá-ka Masami Kurumada. Muitas pessoas falam sobre seus títulos terem sempre a mesma cara... E TEM MESMO! Mas ainda assim, o carisma (ou a persistência) do autor a obra fluiu. Talvez a obra com maior sucesso do que BT'X ou Fuuma no Kojiro.
Tanto que até hoje existem reboots, ou versões alternativas de CDZ.
As lutas e suas histórias chegaram ao Brasil pela falecida TV Manchete. E ainda existem fãs fiéis da obra até os dias de hoje. Ou uma garotada jovem que curte.
Bem... Vamos lá!

Saint Seiya

A original. Nela temos a saga de Seiya. Um jovem orfão abrigado pela fundação Kido, do filantropo e bilionário Mitsumasa. Ele e outras crianças foram pegas por ele para um dia caçarem armaduras antigas que lhes concederiam poderes e títulos como os Cavaleiros do Zodíaco. Diziam que eles podiam rasgar os céus e abrir a terra com seus golpes (ou algo próximo disso...) graças a uma energia chamada cosmo. O garoto só tem em sua vida a irmã Seika, mas ao ser mandado para Grécia, atrás da armadura de Pégaso ela desaparece. Voltando ao Japão, ele exige de Saori, a neta de Mitsumasa, o paradeiro da irmã. Ela então usa um torneio que era o sonho de seu avo, o Torneio Galáctico, como modo de atrair o rapaz para as lutas. Pois sua maninha provavelmente o veria em alguma TV pelo mundo.
Além de Seiya temos Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e mais tarde o Ikki (pica das galáxias) de Fênix como centro das histórias.
Depois disso descobrimos várias coisas. Uma trama maior envolvendo o Santuário na Grécia, que Saori Kido na verdade é reencarnação da deusa Athena (que criou os cavaleiros), além do surgimento do cavaleiros de prata e ouro. Detalhe: as armaduras dos principais eram de bronze! Lascou...
Bem, além de tudo isso eles estariam para enfrentar divindade como Éris, Abel, Poseidon e Hades. Além de outros combatentes de diversas origens mitológicas (gregas ou não).
Algumas partes do anime são diferente do mangá, como Mitsumasa Kido MC Catra (Ele teria engravidado 100 mulheres) e a Saga de Asgard.

Saint Seiya: Lost Canvas

Após você ler/assistir a Saga de Hades, há uma menção de que o Deus do Submundo já teve problemas com um cavaleiro de Pégaso. E acredito que veio daí as faíscas para Lost Canvas!
Nessa saga acompanhamos Tenma, um jovem cavaleiro de Pégaso que serve a encarnação de Athena atual, no século 18. Ele é amigo de Alone e Sasha que conheceu no orfanato em que viveu. O primeiro é um jovem pintor que trabalha com dedicação em obras sacras quase sempre, e a segunda teria sido adotada.
Tenma é treinado por Dohko, o cavaleiro de Libra (que conhecemos como Mestre Ancião quase sempre).
Só que o destino os fará se reencontrarem mais uma vez. Já que Sasha é Athena... E Alone, Hades! Ou pelo menos seu receptáculo. Com isso, sentimentos estarão em jogo, quando os deuses tem que enfrentar um ao outro. Além do garoto que enfrentará seu antigo melhor amigo.
Apesar de não ser considerada canônica para a saga, seu roteiro e arte são ótimos!


Saint Seiya: Episode G

Outra coisa que se descobre a respeito da história original é que Aioros, antigo cavaleiro de Sagitário, nunca foi um traidor do Santuário. Na verdade, ele salvou o bebê que seria Saori Kido, Athena. Só que por muitos anos ele foi um herege para os outros de sua terra.
Nessa saga acompanhamos Aioria, irmão mais novo de Aioros na sua vida. Ele é o cavaleiro de Leão, sendo então um cavaleiro de ouro. Só que mesmo entre os de sua estirpe ele é visto como o "irmão do traidor". Para demonstrar seu valor, ele sempre se coloca na frente de batalha para enfrentar seus inimigos. 
Após seis anos, ele se vê envolvido em um confronto com novas criaturas nas sombras. Os titãs. Eles tentam ressuscitar seu pai e líder, Cronos. E para isso, manipulam o Leão para fazer algo que poderá alterar a realidade...
Os desenhos não sem nenhum pouco parecidos com os originais. Que não traz nenhum problema para a trama. O complicado mesmo esta no fato da trama demorar muito para desenrolar, mesmo para um traço mais bishounen.

Sainte Seiya Omega

Muitos anos teriam se passado desde a última batalha contra Hades. Saori Kido continua sendo a encarnação de Athena na Terra. Pégaso é seu protetor pessoal e talvez algo mais (Huuuuuuuuum Safadenho). Um mal aflige o planeta terra, e este seria Marte, deus da guerra. Seiya, agora como cavaleiro de Sagitário enfrenta a divindade, desaparecendo no conflito.
Tempos depois Kouga, um jovem garoto é treinado por Shina (aliás... Essa também o Seiya podia ter dado uns pegas! Mardito Seiya) de Cobra.
Mais uma vez, Marte desperta só que nem Shina, nem Kouga são páreos para o deus perigoso. Mesmo que com isso o rapaz tenha despertado o poder para se tornar um cavaleiro, o cosmo e acionando a armadura de Pégaso, isso não foi o suficiente e Saori é aparentemente destruída. Então, ele segue sua jornada para deter os planos do inimigo de algum modo.
Ele encontra novos companheiros como Sohma de Leão Menor, Yuna de Águia, Hyuho de Dragão (filho de Shiryu), Hokuto de Lobo e mais para frente (fazendo as vezes de pica das galáxias) Eden de Orion. Cada um com cristais em que comportam as armaduras e um elemento que os representa.
Eu particularmente não gostei dessa versão MAS o traço dela se assemelha muito com a obra original. Ao que parece, deve ser de alguém que trabalhou em Casshern, ao qual os traços já eram parecidos com os de Saint Seiya.

Saint Seiya: Soul of Gold

Em Soul of Gold eles uniram duas sagas em uma... Quase. Que seriam a de Asgard e perto do final de Hades (no Inferno). Nela, os cavaleiros de ouro teriam falecido, destruindo o Muro das Lamentações no processo. Só que Aioros, o cavaleiro de Leão desperta em Asgard, a terra dos Guerreiros Deuses. Estes são cavaleiros que servem a Odin, líder dos deuses nórdicos de lá. Até ai ok. Só que mais uma vez, como quando Seiya estava lá, existem problemas por lá. Ele, e todos os outros cavaleiros dourados, despertam nessa terra e precisam enfrentar o novo líder local.
Ao que parece, os combatente do frio recebem energia de Yggdrasill, a Árvore da Vida. Isso os torna tão ou mais poderosos que os de ouro. Sem entender o motivo, os cavaleiros de ouro despertam um novo dom, as armaduras divinas de ouro.
A história é bacana, simples e com um traço bem fiel com o de Masami Kurumada.
Mais tarde tentarei ver histórias paralelas a Cavaleiros do Zodíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário