domingo, 27 de março de 2016

Sagas de Dragon Ball: A maior história de Akira Toriyama!


Que atire a primeira quem nunca assistiu um episódio de Dragon Ball... Tá eu sei que vai ter muita gente que não assistiu. Ainda assim é uma obra que muitos fãs do gênero devem conhecer... Já que é um exemplo do que é um shounen. Nela vemos que Akira Toriyama usou muitos estereótipos de Superman nessa obra. Planeta destruído, pai que se sacrifica, poucos sobreviventes, força acima da média entre outras coisas. Ainda faço um texto sobre isso!
Mas vamos ao que interessa! As sagas.

Dragon Ball

Nela vemos o pequeno Son Goku sendo encontrado por Bulma, uma menina rica e mimada que procura as Esferas do Dragão. Dragon Balls, no original. Ela as quer para realizar seu desejo, já que quer um namorado bem bonito.  Goku é dotado de super força e treinamento em artes marciais por seu avo de criação, Gohan.
No processo de se tornar mais forte ele conhece personagens que fariam parte da franquia por um longo tempo. Yamcha, o ladrão com medo de mulher; Oolong, porquinho metamorfo; Mestre Kame, que treinou o velho Gohan e ensina o Kamehameha; Chichi, uma garota que se apaixona por Goku e sua força. Entre tantos outros que o ajudam em seu treinamento como Yashirobi, Chaos e Tenshihan. 
Além disso, nessa parte da saga temos os vilões. O primeiro é o Rei Pilaf, e sua dupla de subalternos BEEEM atrapalhados. Depois surge a organização Red Ribbon que viria a criar mais problemas no futuro. E por último Picollo Daimaoh que possui ligação com Kamisama.
Talvez tenha sido a melhor saga escrita até hoje de Goku e companhia e recebeu um OVA no máximo que eu me lembre. Depois caçarei eles. Além dos filmes.

Dragon Ball Z

Aqui nós temos a confirmação de que Goku é um sayajin, uma raça alienígena conquistadora. Ele teria sido mandado a Terra para domina-la. Ou para se salvar pelo menos. Só que ao cair na terra ele bate a cabeça e é encontrado pelo velho Gohan.
Nessa fase, Goku tem um filho com Chichi, Gohan em homenagem ao homem que o criou. Ele descobre ser um sayajin, visto que seu irmão Raditz vem a Terra e revela isso! Além de mostrar que quer dominar ou destruir o planeta.
Ai surgem as sagas diferentes:
Saga dos sayajins: Quando o príncipe Vegeta e Nappa veem ao planeta, em busca das Dragon Balls. Aqui, além de introduzir o futuro membro dos guerreiros Z, Vegeta, sabemos de outras esferas do dragões, espaciais.
Saga de Freeza ou Namekusei: Aqui somos apresentados a Freeza, que destruiu o planeta Vegeta, o planeta dos Sayajins. Sim, nome bem legal... Além de conhecermos Namekusei, o planeta natal de Picollo, onde existem esferas mais poderosas. Com Gohan se tornando um garoto mais forte e Goku torna-se o lendário Super Sayajin, onde seus poderes dobram e seus cabelos tornam-se dourados.
Saga dos andróides e Cell: Por essa linha de histórias podemos ver que Akira Toriyama começava a perder a mão nos quadrinhos. E tinha tanto potencial... Bem vamos a ela.
Surge um super sayajin de nome Trunks, vindo do futuro. Ele fala que andróides da extinta Red Ribbon irão despertar e destruir o futuro. São eles os andróides 16, 17 e 18. Porém, Goku não os impediu pois morreu de uma doença. Assim, o garoto volta no tempo para impedir isso. Sem saberem, um outro, chamado Cell surge e tenta absorver 17 e 18, para assim tornar-se perfeito!
Detalhe: Trunks é filho de Bulma e Vegeta! O primeiro meio sayajin, meio humano.
Saga de Majin Boo: Um bom tempo se passou. Gohan cresceu. Goku esta morto. Além de Vegeta e 18 que se tornam membros efetivos do grupo principal de heróis, temos o surgimento do jovem Trunks e do segundo filho de Chichi com Goku, Goten.
Um demônio antigo esta para despertar. Mas para isso ele precisa de uma grande dose de energia de um guerreiro. Para isso os asseclas dele usam o Torneio de Artes Marciais para absorver o ki de Gohan. Assim desperta o estranho mas perigoso Majin Boo.
Somo apresentados duas versões da fusão com Gotenks e Gogeta(ou Vegeto). Além de maior participação de Mr. Satan e Videl, sua filha e futura esposa de Gohan.

Dragon Ball GT

Akira queria ainda mais grana com DB. E a galera encheram a paciência do mangá-ká. Ai o que aconteceu? Merda!
GT vem de Gran Tour, pois aqui eles viajariam por mundo novos... MEEEERRDA
Pilaf e sua trupe rouba as Dragon Balls e sem querer, pedem que ao invés de Goku morra, ele se torne uma criança. Sério isso? Não tinham ideias melhores? Bem, de qualquer forma elas se espalham pelo espaço (WHAT?) e devem ser pega para impedir que a Terra seja destruída. O motivo? Pois a Terra tem de ser ameaçada...
Nessa procura, se unem a Goku, Pan sua neta e Trunks que quer fugir do trabalho. Além de encontrarem o robô Niu (acho que esse era o nome).
Nessa fase temos a introdução do tsufurujin Baby que quer vingança dos sayajins. Eles seriam um povo que foi destruído pelos seres com rabo de macaco. O problema é que ele domina os corpos das pessoas e fica mais forte a cada corpo dominado. Incluindo os sayajins que estavam no planeta Terra.
Depois, mais algumas lutas e encontram os Dragões das Esferas, que nada mais são do que manifestações do poder maligno usado nos desejos feitos pelas Dragon Balls!
Aqui vemos muitas coisas como vários personagens mais velhos, além do fim de alguns. Mas bem poucos. Sem contar com a forma super sayajin 4 (sim eu pulei o 2 e o 3!).
Talvez um dos mais apelativos em questão de brigas, e só lembrado por uma boa trilha sonora mesmo...

Dragon Ball Kai
Nada mais, nada menos que a saga Dragon Ball Z sem os famosos fillers. E com uma qualidade bem maior. Desde os primeiro episódios!

Dragon Ball Super

Somos introduzidos a outros universos! Ela se passa depois da saga de Boo. Nele, usam personagens que surgiram nos filmes A Batalha dos Deuses e A Ressurreição de F. Nele temos a divindade suprema Bills e por algum motivo eles tem que enfrentar outro universo... Tá estou com preguiça de pesquisar sobre isso.














Nenhum comentário:

Postar um comentário