sábado, 1 de julho de 2023

Tanbi kei


Tanbi kei é uma vertente inspirada nos visuais europeus da era vitoriana e em contos de vampiro, princesas etc. Os visuais costumam ser exuberantes, e com riqueza de detalhes, assim como as temáticas da musica de cada banda ser bem referenciada nos próprios visuais.
Popularizado pela banda Malice Mizer, essa vertente ainda tem sua força em bandas e artistas como Versailles, Jupiter, Kaya, Kamijo, DAVID, Moi dix Mois, NETH PRIERE CAIN, Scarlet Valse, Vampire Rose, D entre outras.
A grande parte das bandas nessa vertente tem uma sonoridade ‘symphonic metal’, mas isso não é uma regra, pois o solista Kaya utiliza dos visuais dentro da vertente e suas musicas são pop.
Essa vertente visualmente anda lado a lado a moda Lolita, onde muitos dos bandomens utilizam de vestidos de marcas lolitas famosas, ou como o Mana-sama, guitarrista da Malice Mizer e Moi dix Mois possui uma brand Lolita.
As temáticas das musicas, como já dito, variam de vampiros, contos de fadas, reinos e até figuras históricas, como no caso dos lançamentos do Kamijo.
Curiosidade: A banda NETH PRIERE CAIN também é parte da vertente Nagoya Kei, deixando assim um bom exemplo de que as bandas sempre podem pertencer a uma ou mais vertentes, ou mesmo ir de uma vertente a outra.
Texto extraído de um escrito da Cris (Kamui Nishimura) no Facebook. As imagens também são dela, como modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário