segunda-feira, 28 de março de 2016

Inuyasha: a saga com mais misticismo de Rumiko Takahashi


Rumiko Takahashi talvez seja uma das mais famosas e bem-sucedidas manga-kás até hoje. Abrindo portas para autoras como Yuu Watase e Hiromu Arakawa. Seu traço, mesmo simples ficou bem caraterístico. Começando por obras nem tão conhecidas como Urusei Yatsura (Turma do Barulho) e Maison Ikkoku. E o seu “boom” no mercado de animes/mangás, foi Ranma ½, publicado aqui no Brasil pela extinta Animangá. Porém, uma das obras que fizeram a fama de Rumiko-Sensei de modo bem único é Inuyasha.
Sua história começa em um período bem antigo na história do Japão. Conhecido como Sengoku, era uma era de guerras (gostou do trocadilho?). Acima de tudo, um tempo em que lendas se propagavam por todos os cantos do país. Como no caso dos youkais. Nesse contexto Rumiko Takahashi colocou uma história simples e cheia de magia.
Em certa época, o hanyou (meio-youkai), Inuyasha tenta roubar um artefato de origem antiga chamado Jóia de Quatro Almas. No entanto, a sacerdotisa Kikyou o detêm soltando uma flecha contra o sujeito e o lacrando em uma árvore. Assim, o fazendo adormecer por vários anos, até que um acontecimento no futuro fizesse ele acordar... Enquanto isso, Kikyou que estava quase morrendo, pede que sua irmã Kaede a queime junto ao item místico.
A jovem Kagome (que aqui no Brasil, ficou como Agome) é uma jovem que vive com sua mãe, irmão e família na época atual, cai em um poço do templo onde mora. Existia a lenda que o lugar era onde depositavam os ossos de youkais mortos. E o pior é que lá a jovem encontra uma criatura dessas viva! Era uma mulher-lacraia! Ainda assim, ela consegue sair do poço chegando onde estava o hanyou Inuyasha. Ao que parece pelo contato com a garota ele desperta.
Depois de muitos mal-entendidos e combates se descobre algumas coisas: Kagome possui consigo a Jóia de Quatro Almas dentro dela; esse item pode conceder grandes poderes aos youkais e humanos; aos hanyous pode torna-lo um humano completo... Ou youkai; a garota possui o item pois pode ter parentesco com Kikyou, ou até ser a reencarnação. Isso explicaria possuir poderes também. Tudo explicado por Kaede, agora mais velha e uma sacerdotisa experiente.
Por conta de um acidente, Kagome parte a jóia que iria ser roubada por um youkai. Eis que o garoto com sangue de youkai e a garota do futuro devem se unir para procurar os pedaços do item que se espalharam magicamente. Encontrando até mesmo personalidades da época Sengoku. Sem contar os momentos de humor
Mas lógico, aparecem os vilões também aparecem logo. Youkais diversos querem o artefato ou outra coisa da dupla de heróis. Entre um deles esta Seshomaru, meio-irmão de Inuyasha e um youkai completo. Ele despreza seu “suposto” familiar e procura uma das espadas lendárias criadas por seu pai. Agora, falando sobre greatmotherfuckermasterfromhelldefiadaputagens temos Narak. Não se sabe muito dele no começo, mas ao que parece, ele é o causador de grande parte dos problemas de todo mundo. Incluindo a briga entre o meio-youkai e a sacerdotisa Kikyou. Pois eles eram amantes.
E então entre seus aliados que vão surgindo temos: Miuga, um youkai pulga que servia o pai de Inuyasha (e que adora chupar o sangue dele); Shippou, um youkai raposa salvo por Kagome e Inuyasha e desde então acompanha a dupla; Miroku, ao qual sua família tem uma maldição relativa a um “buraco negro” na palma de uma de suas mãos devido a Narak, mas que também o usa de arma; Sango, que é uma exterminadora de demônios manipulada por Narak para atacar o meio-youkai; e Kirara, a gata youkai que serve a Sango. Isso sem contar com poderes e itens que os personagens conquistam durante a jornada.
Rumiko conseguiu unir muitos fatores de modo perfeito nessa obra. As lendas de youkais, no Japão da Era Sengoku, com uma visão atual e ao mesmo tempo antiga. Drama, romance e humor nas doses certas. Além de muitos segredos sobre vários acontecimentos durante a saga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário