quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Obon ou Bon (Festival dos Mortos – 13 a 16 de agosto)

Realizado em todo o Japão, consiste em ritos religiosos ligados ao Budismo, sob a crença de que os espíritos dos mortos voltam ao mundo no verão, para visitar seus parentes e amigos. Então, em homenagem, os familiares limpam e decoram os túmulos em cerimônias familiares. Festas de dança se realizam à noite durante o período do festival.
Antigamente o Obon em qualquer lugar era comemorado no dia 15 de julho, mas hoje em dia, ele é comemorado em diferentes datas em diferentes regiões do Japão. Mas na grande maioria das regiões, Obon é celebrado em torno do dia 15 de agosto e normalmente, começa dia 13 e termina no dia 16 de agosto.
Nessa data, os japoneses limpam suas casas e túmulos dos seus antepassados e também colocam uma variedade de oferendas de alimentos como legumes e frutas para os espíritos, ​​em frente a um altar budista (Butsudan). Podem também ser colocado arranjos de flores e lanternas.
No primeiro dia de Obon, lanternas são acesas dentro das casas, e as pessoas vão até onde fica os túmulos da família para chamar os espíritos de seus ancestrais de volta para casa. Esse ritual é chamado de Mukae bon. Em algumas regiões, os fogos chamado mukae-bi são acesas nas entradas das casas para guiar os espíritos.
No último dia, as pessoas trazem os espíritos dos ancestrais de volta para o túmulo, com lanternas pintadas com o brasão da família para guiar os espíritos. Esse ritual se chama Okuri bon. Durante Obon, é normal sentir o cheiro intenso de Senko (incensos japoneses), vindo das casas japonesas e cemitérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário