quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Famosos que curtem cultura pop japonesa!

Existem muitos famosos que curtem cultura nerd em geral, mas poucos são aqueles que curtem coisas específicas em RPG ou outras coisas. Mas nesse caso falaremos sobre os famosos que curtem animes e mangás.
As irmãs Wachowsky (que sim, já foram os IRMÃOS Wachowski), Lilly e Lana, não negam que foram muito influenciadas pelo anime Ghost in the Shell. O anime que por sinal foi adaptado recentemente com personagens reais. E isso foi grande inspiração para sua principal trilogia, Matrix. E até mesmo isso pode ser visto na animação que trata sobre esse universo, Animatrix. E esse veio junto com a arte de vários artistas japoneses. Além de tentarem adaptar para cinema a história de Speed Racer.
No Limite do Amanhã foi bem inspirado nos conceitos japoneses de animes e mangás. Baseado mais precisamente no mangá All You Need Is Kill. Ganhando vários prêmios, tanto nos quadrinhos, como no filme. Sendo que Tom Cruise é considerado um ícone do Japão. Talvez isso tenha acontecido desde que ele fez o filme O Último Samurai. Ou talvez, pois ele ser as vezes mais malucos que alguns japoneses. Pois os caras criaram um feriado para o Tom Cruise!
Filmes como os de Star Wars são influenciados por diversas obras. Inclusive literárias, como O Poder do Mito de Joseph Campbell. Contudo, o cinema oriental (nesse caso japonês) também influenciou a obra máxima de George Lucas. Inclusive, a maior marca disso é A Fortaleza Escondida, de Akira Kurosawa que é bem marcante para criar dos principais pontos da saga espacial. E podemos ver várias influências desde os robes usados pelos jedis, até o modo de tratamento dos cavaleiros. Que mesmo possuindo esse nome, pareciam mais com samurais. 
Aliás, J.J. Abrams, diretor de Star Wars VII: O Despertar da Força, mostrou seu lado otaku, com Cloverfield. Mostrando sua influência como de filmes do Godzilla. Assim como Guillermo Del Toro que fez Pacific Rim (Círculo de Fogo), fazendo uma clara homenagem a robôs gigantes (tanto de animes e mangás, como os de tokusatsu).
Quentin Tarantino se mostra como um tarado por obras japonesas. Pois muitas vezes, em filmes como Kill Bill, ele se inspira em obras como Lady Snowblood e Ich The Killer. E um dos filmes favoritos de Tarantino, que também criou Pulp Fiction e Cães de Aluguel, é Battle Royale. Foi ali que ele conheceu o trabalho da atriz Chiaki Kuriyama. E ela então seria escalada para Kill Bill Vol. 1 por conta de seu trabalho no filme.
Até mesmo Nolan foi influenciado por obras japonesas. Ele, para fazer seu filme A Origem (Interception), usou como influência o movie Paprika. Nele, existe uma tecnologia em que você pode entrar nos sonhos das pessoas. Algumas cenas do filme se parecem muito com o anime. Satoshi Kon, que influenciou Christopher Nolan, também influenciou outro diretor de peso: Darren Aronofsky. O cara é só responsável por obras-primas como Cisne Negro e Réquiem Para Um Sonho. Ele até comprou os direitos de Perfect Blue para uma adaptação. Mas como não deu certo, ele recriou a famosa cena do banheiro em Réquiem Para Um Sonho.
E mais um diretor que gosta de anime é James Cameron, que comprou os direitos do anime Battle Angel Alita. E passou anos planejando um live-action dessa obra.
Entre as celebridades que gostam desse mundo temos Zac Efron, grande fã de Death Note. Já Samuel L. Jackson também não esconde seu gosto, a ponto de emprestar sua voz para o protagonista de Afro Samurai. E até Leonardo DiCaprio embarcou na adaptação de duas produções: Akira e Ninja Scroll. Mas nunca saiu do papel, assim como nunca fincou uma adaptação de Cowboy Bebop por Keanu Reeves. Christian Bale também se tornou um grande fã de animação japonesa, depois que assistiu o filme A Viagem de Chihiro, dos Estúdios Ghibli. Robin Williams deu o nome de sua filha de Zelda, por ser fã da saga da Nintendo. Apesar de não ser anime, vale a menção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário