quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Personagens transexuais em games japoneses


Nós muitas vezes fomos enganados nos anos 80 e 90, quando achávamos que determinado personagem na verdade era um homem ou uma mulher, mas na verdade era o contrário. Ou até outra coisa. Vendo isso, eu aproveitei e escrevi isso aqui para mostrar alguns transexuais. 
Antes de tudo, esse texto trata dos transexs originários de games japoneses como da Nintendo ou Capcom. Mas acima de tudo, vejamos o que é ser transexual:

substantivo masculino
psiq sentimento de absoluta inadaptação ao próprio sexo, associado ao desejo intenso de adquirir as características físicas do sexo oposto.

Por isso, esses personagens PARECEM ter aparência relacionada a um gênero sexual. Pois não se sentem bem como estão.
Birdo (Super Mario Bros): Surgindo em Super Mario Bros 2, Birdo era o chefe que necessitávamos vencer para passar de fase. E ele era bem incomum sem a polêmica: um dinossauro rosa com laço na cabeça que soltava ovos pela boca em forma de funil... Ou revolver... Ou seja lá o que for...
Mas quem lê o manual do jogo original diz que Birdo é macho. Que gosta de se vestir de mulher e prefere ser chamada de Birdeta.
King (Art of Fighting e The King of Fighters): Esse caso não é de transexualidade, por assim dizer, mas vale a pena comentar.
Por vários anos, King mostrou-se como um homem... primeiro porque queria esconder sua identidade para evitar os perigos de Southtown, e também porque achava que as pessoas a levariam mais a sério como lutadora. Cinco anos antes dos acontecimentos de Art of Fighting, King sofreu uma derrota humilhante por Jack Turner e sua brigada de motoqueiros. Após o evento, ela foi forçada a trabalhar para o Sr. Big como um bouncer. Quando Ryo Sakazaki a derrotou, sua identidade foi exposta e concordou em ajudá-lo a encontrar sua irmã desaparecida, Yuri. Depois que o Sr. Big foi derrotado por Ryo, King foi libertada de suas obrigações para com ele.
Poison (Final Fight e Street Fighter): Ela era só mais um dos trocentos inimigos genéricos de Final Fight. Ela sempre chamou a atenção dos marmanjos por suas poucas roupas nas jogatinas em arcades ou video games da época.
Mas com o crossover Street Fighter vs Tekken, ela ganhou uma grande importância perante o grande público. Só que poucos sabiam da verdade por de trás da personagem...
Poison foi concebida no Final Fight, pois precisavam variar os tipos de inimigos. Contudo, a Capcom achava que pegaria mal bater em uma mulher durante o game. Eles resolveram isso, e falaram que ela seria um transexual.
Flea (Chrono Trigger e Chrono Cross): Flea é um vilão que ataca os heróis com Ozzie e Slash na primeira saga. Sendo que Chrono e seu time atacam sem nenhuma discriminação. Mas na verdade, mesmo com aquela aparência, a personagem é homem.
Myau (Phantasy Star): Ao chegar em um novo planeta, Alis encontra uma gata chamada Myau. Ao menos era isso que imaginávamos com a versão traduzida pela Tec Toy. Na verdade, Myau era macho e até dava em cima de mulheres. Vê se pode. Mas esse é um dos perigos nas traduções antigas de jogos.
Bridget (Guilty Gear): Mais um que foi forçado a essa condição. Bridget é um menino bem educado de uma família rica, secretamente criado como uma menina, uma vez que era uma crença em sua aldeia que gêmeos masculinos trariam uma má fortuna. Seus pais tiveram seu coração dolorido, pois não conseguiram levá-lo a namorar. Bridget tenta o melhor para mostrar que ele é feliz na vida, mas, apesar da personalidade ensolarada, além de todos os esforços, era óbvio que seus pais sentiram mais dor, mais ele parecia feliz sob sua situação atual. Bridget descobre que a única solução real é ir para a raiz do problema, o que seria para ele viver como um homem e levar fortuna suficiente à aldeia para refutar a maldição e decide ir atrás de uma recompensa que ele vê em um cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário