sexta-feira, 19 de maio de 2017

"Cosputa" ou um termo machista e idiota para cosplays femininos


Alisa Kiss
Esse termo, cosputa, por mim foi conhecido só recentemente. É dito que esse termo existe para denominar as mulheres que fazem cosplays extremamente sensuais. Um termo machista, retrogrado e primitivo para pessoas com esse costume de se caracterizar como um personagem fictício que gosta. 
O uso não faz sentido nenhum para mulheres que muitas vezes, são extremamente belas ou sexys, mesmo não sendo algo tão sensual. E isso faz muitas pessoas discutirem até onde é o limite de um cosplay e cosplayer.
Vejamos alguns exemplos que muitas vezes são usados para querer "explicar" esse termo. Os gender benders são um deles. Como funciona isso? Simples, uma pessoa pega um personagem famoso e faz seu cosplay de um outro gênero sexual. Exemplo comum são os famosos casos de pessoas que fazem um "Naruta" (Uzumaki Naruto de Naruto), ou seja, uma versão feminina desse protagonista. Sem contar os gijinkas, que nada mais são do que versões humanizadas de personagens animais (como no caso de O Rei Leão, que encontramos aos montes na internet). O que acontece muitas vezes é que os homens tem uma mentalidade idiota (não estou falando de adolescentes, mas sim de adultos já formados) que creem que essas garotas se vestem para que eles as cantem. Ai se uma delas não aceita esse tratamento, eles ficam nervosinhos. É direito delas se sentirem ofendidas com isso. E dever deles te respeitarem uma forma de arte para elas.
Mizuno Atena
Agora, muitas vezes as pessoas ficam indignados com moças fazendo cosplays extremamente erotizados. Como os de Mizuno Atena, Ushijima Ii Niku e Alisa Kiss. Até faz sentido, contudo, é escolha delas fazer cosplays assim. E um direito. Desde de que dentro do evento elas não façam como moças em 2008 no Anime Friends, e façam um "cosplay hentai" não há nenhum problema em fazer algo do gênero. FORAM ELAS QUE GASTARAM GRANA COM O COSPLAY, então que elas façam o que achar melhor. Não compete a nós ficar xingando uma pessoa que faz esse tipo de cosplay se estiver muito erotizado, mas dos eventos lidarem com isso.
"Mas Luis, você coloca muitos posts delas. Não esta denigrindo a imagem delas?" Não. Estou postando só o que sei sobre as cosplayers. Tanto que sempre procuro informações sobre elas para o blog. Nunca as ofendendo. E outro: elas que mais dão visualização no blog. Se eu puder, eu vou falar sobre elas.
Ushijima Ii Niku
Para complementar, uso a frase do blog Otome Tea Time sobre o caso de Li Ling que já postei aqui. Ela foi expulsa de um evento onde trabalhava como cosplay por ser "sexy demais":
"Sinto que a modelo Li Ling, que fez o infame cosplay de Athena que todos viram foi simplesmente um bode expiatório de uma grande gafe cometida pela empresa, por que se não fosse de acordo da própria empresa, ela sequer apareceria em público com aquela roupa. E observem-na por algum tempo, da cintura pra cima... ela é uma Athena perfeita. Também não achei legal o fato de não haver uma saia ali, mas não desmerece o fato de que ela é linda e fica muito bem como Athena."
Link no final do post.
O termo cosputa nem deveria existir e sinceramente, eu pretendo não usa-lo mais aqui ou em qualquer outro lugar. 
Li Ling
Se uma cosplayer faz um personagem de ecchi, não faz sentido ser chamada com esse termo pejorativo. Existem tantas moças que fazem cosplays inspirados por Highschool of the Dead ou Highschool DxD, e que gostam da história. Afinal, aquele é o design original de muitas das personagens. Por isso o fazem.
Agora, uma coisa que me deixa nervoso é: VOCÊ que chama uma moça que faz cosplay assim de "cosputa", por que não chama de algo assim homens que fazem cosplays masculinos quase nus, como aqueles que fazem o dugtrio?
Confiram o blog que citei antes em:


4 comentários:

  1. Sabe qual é a diferença entre os dois casos? A diferença é que os caras que fazem cosplays mais ousados/sexualizados não vão reclamar de assédios que podem vir. Nós contamos com isso. Nós queremos isso. Os olhares, as mãos bobas. A isca é feita para ser mordida.

    ResponderExcluir
  2. Então eu sou machista?
    Eu odeio quando fazem com que uma personagem incrível e forte se transforme em uma piriguete.
    Se o personagem usa roupas assim ok mas se não usa fica muito chato.
    Erotização de personagem pra ganhar curtidas é chato dms.
    Exemplo:Violet,de Arcane.
    O que não falta é cosplayer dela com decote que quase vai até a barriga,peitos jogados na tela...
    Ela é assim? Não.

    ResponderExcluir
  3. Publicou na internet e reclama de comentário inapropriado KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. E é por comentários assim, acima, que esse blog não é mais minha prioridade...

    ResponderExcluir