sexta-feira, 26 de maio de 2017

Sobre o autor: Masami Kurumada, o criador de Cavaleiros do Zodíaco

Ele nasceu na cidade de Tóquio, capital do Japão, no dia 6 de dezembro de 1953.  É autor de vários mangás, dentre eles:  Saint Seiya (conhecido por nós brasileiros como Os Cavaleiros do Zodiaco), B’t X, Fuuma no Kojiro e Ring ni Kakero.
O primeiro trabalho de Kurumada foi Otoko Raku, que lhe rendeu o prêmio Tezuka em um concurso de mangá para autores de mangá iniciantes,  e se tornou assistente de mangakás profissionais. 
Estreou como um mangaká profissional em 1974 com seu mangá Sukeban Arashi que conta os problemas de uma jovem adolescente chamado Rei Kojinyama. 
Porém Kurumada alcançou seu primeiro sucesso três anos depois,em 1977. Isso foi quando ele começou a escrever e desenhar Ring ni Kakero. Durou cinco anos, e ele considera sua criação favorita. Conta a história de Takane Ryuji, um jovem que luta para ser um grande boxeador profissional.
Em 1986 Kurumada começou a publicar um mangá que iria se tornar sua obra prima e um sucesso mundial, Saint Seiya. Já em 1994 Kurumada criou outra série que não é tão famosa, mais uma grande parte fãs de Cavaleiros queria ler por ser do mesmo autor de sua obra anterior. B't X. 
Kurumada era um praticante de artes marciais na sua juventude, e isso teve influência em suas obras.
Além disso, da mesma maneira como os mangakás da atualidade, Kurumada reverencia o Osamu Tezuka Star System. Técnica de manga que é essencialmente de recorrer ao uso de um elenco estável de personagens em suas obras (caracteriza-se por manter a mesma aparência e personalidade  de seus personagens, mas às vezes o autor da novas 
personalidades e papéis diferentes do que em trabalhos anteriores). 
Seu estilo de desenho é muito clássico, que lembra a estética de  mangá / anime mais predominante nos anos 1960 e 1970. Um tema recorrente em suas obras é a coragem, amizade e sacrifício. Virtude masculina e qualidades, como honestidade e honra também são traços
frequentemente encontrados em seus personagens. 
Kurumada foi forçado pelo seu seu editor (da Shueisha), para terminar o mangá de Cavaleiros do Zodíaco após a Saga de Hades, em 1991. Ele pôs a mangá em pausa depois que ele terminou a saga de hades, e retomou em 2006 com Saint Seiya Next Dimension.
A popularidade com o mangá Saint Seiya afetou a sua adaptação para o anime, assim a Saga de Hades só viria ter uma adaptação para o anime mais tarde.
O original Ring ni Kakero foi adaptado para anime, 27 anos após sua estréia mangá, e como mencionado anteriormente, a adaptação do anime de Saint Seiya foi retomada em 2003. A tentativa de iniciar o capítulo de Zeus (que muito pouco se sabe até hoje) foi feita com o lançamento do Saint Seiya Prologo do Ceu. Mas devido a discrepâncias entre Kurumada e Toei Animation, o projeto 
fracassou e foi abandonado
Kurumada ainda pretende publicar o capítulo de Zeus, escrito e desenhado por ele, em forma de mangá, em um futuro próximo. 
As obras de Kurumada têm tido influência sobre autores de mangá e mídias relacionadas. Digno de menção são Shurato , Magic Knight, Mobile Fighter: G Gundam, Samurai Warriors entre outros.
Kurumada tem ao todo 34 obras criadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário