segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Curiosidades sobre Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) no Brasil

Cavaleiros do Zodíaco estreou no Brasil, em 1 de Setembro de 1994. Com uma abertura nada a ver com a original. Através da falecida Rede Manchete (hoje em dia Rede TV, para você ver como só piorou...).
Ele surgiu aqui como uma permuta. A Samtoy, que era representante da Bandai, na área de brinquedos, veio para o Brasil. Eles começaram uma negociação com a Manchete. Isso devido a emissora ser conhecida por possuir muitas coisas que vieram do Japão. Como Jaspion, Changeman, Jiraya, entre outros. Se o canal exibisse esse desenho, a empresa de brinquedos faria propagandas para eles. E isso foi feito de graça! Pois a emissora não tinha dinheiro para comprar os episódios.
Mesmo assim, a Manchete não acreditava que iria conseguir lidar com isso. Mas então, o Eduardo Miranda apareceu. Ele era diretor de conteúdo do canal, e viu que aqueles desenhos tinham potencial. 
Toda a semana as 18:30 da tarde (Clube da Criança) e as 10:30 da manhã (Dudalegria), passava um episódio inédito. Sendo que ela só tinha ganhando 52 episódios. E por isso eles sempre reprisavam os capítulos da trama. Só que isso viciou o pessoal, pois até então, a garotada não sabia o que era episódios continuados. Antes eles começavam e terminavam no próprio episódio. E isso virava pauta das escolas, em especial no recreio. Só para 1995 que ela comprou os episódios que faltavam, e então, pudemos ver o que acontecia do 53 em diante.
Tanto que fizeram uma nova dupla, Larissa Tassi e William Kawamura cantar a nova abertura. Bem mais condizente com a obra, e mais jovem. Mas ainda não é a original. Só que era engraçado, pois eles fizeram um sucesso tão grande, que se apresentaram na Globo. Sendo que é difícil de se apresentarem pessoas de outra emissora na Fundação Roberto Marinho. Inclusive, na Xuxa (na época, não existia pessoa mais com a cara da Globo que ela... Ou o Faustão, no máximo).
Obs.: Larissa Tassi, ela cantou a abertura da Saga de Hades.
Obs.: Tempos depois, Cavaleiros seria exibido tempos depois, ele seria exibido por outros programas, até mesmo pela Kelly Key... Tá né...
Técnicas que Cavaleiros usavam para baratear o anime:
A técnica de repetição de frames. O anime tem dois frames desenhados e fica revezando eles para fazer a cena do personagem. Normalmente, o personagem não se move. Nem a boca. E isso ajuda a criar cenas longas de animes antigos. Muitas vezes também, usam só um frame, no qual ficam mudando a camera de um lado ao outro. 
O "personagem surdo". A repetição de frases criando uma ideia de repetição, no qual usam a repetição de frames que vimos antes, por exemplo. 
A da corridinha com braços para trás. Os personagens ficam com eles para trás, assim, os desenhistas  facilitam suas vidas. Isso causou a famosa "corridinha de animes".
Vestir as armaduras e golpes especiais. Sempre era deixado de maneira muito boa os movimentos de golpes especiais, transformações e quando vestiam as armaduras nos gráficos do anime. Só que toda a vez que eles usavam o golpe, eles normalmente, repetiam a mesma cena sempre. Isso sendo que muitas vezes eles tinham sido extremamente machucados durante a batalha.
Algumas das cenas censuradas de CdZ no Brasil:
Cena de nudez do Shun: Ele treina bastante, de forma severa até. Então, ele vai tomar banho. Filmando de baixo para cima, Shun se banhando de um modo bem direto. Algo que hoje em dia seria estritamente proibido na televisão aberta. E bem mais longo do que imagina.
Ikki sendo Ikki: Em determinado episódio, o cavaleiro de Fênix, tem que lidar com dois cavaleiros de prata. Usando seu Golpe Fantasma de Fênix, ele faz com que um deles seja atacado por seus próprios discos. O deixando maneta. 
Shiryu ambuta o braço de Shura: Antes que Shiryu use sua última alternativa contra o cavaleiro de ouro de Capricórnio, ele precisa neutralizar sua principal arma. O golpe excalibur. E por uma "sorte no roteiro", ele corta a mão de Shura.
Enfrentando o CAPETA!: No especial em que os Cavaleiros do Zodíaco enfrentam o próprio Lúcifer,  uma Bíblia é vista queimada. Lembrando que no Brasil, temos um grupo predominante de católicos. E isso pegaria bem mal. O problema é que para se der uma ideia, isso não foi exibido nem na Manchete. Pesado...
Na verdade, todas foram censuradas na Band. Só a última nunca foi exibida por nenhum canal. Só nos antigos VHSs.

Quem é o Mestre do Santuário?
Como Saga assumiu o lugar como Mestre do Santuário. Antes de tudo, deve saber de uma coisa: Saga de Gêmeos e Aioros de Sagitário eram os candidatos para serem mestres. Mas as histórias do mangá e do anime, nesse ponto, são diferentes. Visto que no segundo, não ocorreu a Saga de Hades por muito tempo. Na animação, CdZ só chega até a Saga de Poseidon.
No mangá, Saga de Gêmeos mata Shion de Áries. Tomando seu lugar como Mestre do Santuário.
No anime, quando Saga planeja seu plano de conquistar poder ele mata Ares, irmão de Shion (coisa meio maluca mesmo) e assume o lugar do irmão do Mestre (Shion até então). Então, ele tenta atacar Athena (o bebê Saori Kido) e todo mundo sabe como isso terminou. E depois de tudo isso, Saga mata Shion finalmente.
Tanto que quem entrega a armadura de Pegáso a Seiya ainda é Shion. Pois Saga já usava o disfarce de Ares, irmão do Mestre do Santuário, Shion.
Star System
O motivo de todos os protagonistas de Masami Kurumada serem iguais, se deve a algo que Osamu Tezuka chamava de Star System. Basicamente, ele usava seus personagens como se fossem "estrelas de Hollywood que escalava para diversos papéis em filmes diferentes".
O Star System era um conjunto de práticas de Hollywood. Certos atores chamavam mais a atenção para os filmes. Muitas vezes as pessoas não iriam assistir um filme pois ele era bom, mas sim por ter um ator que amavam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário