sábado, 20 de janeiro de 2018

Anime Crimes Division

No dia 16 de novembro de 2017 o serviço de streaming on-demand de animês, o Crunchyroll, estreou em seu catálogo de atrações uma websérie original co-produzida em parceria com a RocketJump, marca do youtuber e filmaker norte-americano Freddie Wong (famoso por produzir a série Video Game High School que esteve em exibição entre 2012 e 2014).
Anime Crimes Division é uma websérie sobre os otaku para os otaku. O episódio debut nos apresentar o investigador Joe, agente da Animes Crimes Division, um setor da polícia da cidade de Neo Otaku que é responsável por combater ilegalidades envolvendo a Cultura Otaku. De crimes como o tráfico ilegal de dakimakuras até a contenção de guerras entre fandons otaku de animês dublados e animês legendados.
Protagonizada pelo experiente detetive Joe Furaya e por sua parceira, a detetive Diesel, a mini série faz uma mistura de paródia a filmes e series policiais com casos, falas e objetos que referenciam diretamente animes famosos, como Psycho-Pass, Gundam, Yuri!!! on Ice, Naruto, entre outros. No decorrer da primeira temporada da série, que possui três curtos episódios, é perceptível a existência de influências vindas de antigos filmes de comédia, como Loucademia de Policia/Academia de Policia e Corra que a Policia Vem Ai/Onde Para a Policia?.
Em um episódio de nove minutos e alguns segundos os criadores (Daniel Murphy e Freedie Wong) contam com o roteiro de Antonhy Burch para contar uma comédia pastelão que faz referência a situações muito próximas ao que vivem os otaku no mundo inteiro. Desde a legendagem dos diálogos em japonês (sim, há esse tipo de coisa na websérie), inserção de notas do tradutor (para explicar um neologismo ou termo oriental), abertura com tema em japonês, comentário acerca de que tipo de otaku se é a partir dos animês que assiste (numa crítica dura e divertida aos fãs de Digimon e seus bromances), Animes Crimes Division é um retrato do otaku do século XXI que é muito ao mesmo tempo misto e dividido entre o fim do século passado e sua nostalgia e as novas propostas da indústria de entretenimento japonês.
Neo Otaku, a cidade da trama, é uma clara referência ao mundo ideal sonhado pelas personagens do monckmentário Otaku no Vídeo (1991) do estúdio Gainax. Também é a representação do desejo dos otaku mais vicerais, que é que o mundo inteiro se torne otaku um dia.
Disponível também no canal da RocketJump no Youtube, a websérie teve sua estreia em formato de van premier para os assinantes do Crunchyroll, que é apoiador do projeto, e entra com uma temática que interessa em muito aos otaku e a própria empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário