domingo, 17 de setembro de 2017

Mascotes de jogos japoneses

Mario Mario: Não você não leu errado. O nome dele é Mario Mario. O encanador italiano, mais querido do Japão (e do mundo), foi criado pela Nintendo. 
Ele surgiu, não em seu jogo próprio, mas em games do Nes de 8 bits, da série antiga Donkey Kong. Neles, ele ainda era chamado pelo seu antigo nome Jumpman. Nome genêrico, mas bem relacionado com o que ele fazia nos jogos mesmo. Lembrando que nessa época, não se preocupava com o background dos jogos. 
Tempos depois, a Nintendo nomeou o personagem como Mario. Isso devido a uma espécie de homenagem do personagem com Mario Segale, o dono do armazém onde ficava a Nintendo americana. E o personagem, literalmente, salvou o mercado de consoles.
Ele até foi usado como referência nas Olimpíadas no Brasil, para mostrar que os próximos jogos seriam no Japão.


Pikachu: Ele pode não ser o mais comentado dos pokémons hoje em dia, visto que existem tantas versões dos jogos para diversos consoles da Nintendo, entre outros, mas com certeza foi por muito tempo o garoto propaganda da franquia. Ele surgiu em 1996, quando Pokémon Red / Blue surgiram. Só que ele ainda não tinha se destacado, visto que os holofotes estavam nos "iniciais": squirtle, charmander e bulbassaur. E ele se tornou o mascote devido a sua aparência mais fofa. Sem contar a popularização do anime com Ash Ketchum e seu Pikachu. Lembrando que ele é uma espécie de rato elétrico. Então não fale mal de hamsters... Ou de ratos!
E ele fez tanto sucesso, que ele seria o principal pokemon na versão Yellow do jogo. 
Esse rato amarelo é tão influente, que a cidade de Topeka, mudou seu nome para Topikachu. Imagina isso!
Megaman: Originalmente chamado de Rockman (no Japão), ele nasceu em 1987. Ele é um dos principais mascotes da Capcom, tanto que ele é um dos personagens da empresa que mais aparece eme crossovers dela. Seja só com personagens desse grupo ou com outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário