domingo, 3 de maio de 2020

Masculinidade tóxica entre os otakus


Após fazer uma piada sobre o personagem Edward Cullen da saga Crepúsculo, uma moça ficou brava comigo. Na verdade, já fiz muita piada antigamente por conta de não gostar do personagem Talvez por uma questão infantil e machista. Mas hoje em dia, eu não gosto por achar a história Stephenie Meyer muito ruim, lenta e previsível. "Ah, mas você não gosta da história por ser um homem machista". Algo BEM longe disso.
Mesmo que eu fosse machista, algo que não sou, o problema aqui é ter uma escrita ruim. Por exemplo, eu não gosto de Harry Potter. Contudo, tenho que admitir a escrita dela como algo maravilhoso e que faz a mente das crianças viajar. Pois o personagem cresce com a obra e com o leitor também.
Ainda assim, isso me fez notar que precisava falar sobre masculinidade tóxica.
Vamos por partes:
Vamos falar de um mangá e um personagem bem estigmatizado por conta de seu passado: Shun de Andrômeda de Cavaleiros do Zodíaco.
Bem, desde que o episódio da Casa de Libra surgiu, muita gente zoa o personagem. Até eu faço sempre a piada "O que acontece na Casa de Libra, fica na Casa de Libra". Contudo, isso não significa nada. Acha que um ato desses é homossexualidade? Então vejamos o Ikki, cavaleiro de Fênix. Se tu acha que ele é o protótipo de homem "hetero macho alfa" repense: ele sempre quando olha Esmeralda pensa no seu irmão Shun (imagina você olhar pra sua namorada e sentir atração nela, pois ela te lembra seu IRMÃO), toda vez que o Cavaleiro de Andrômeda grita "Ikki", o mesmo dá uma bronca, contudo sempre o salva (como uma dominatrix) e digam o que quiserem, mas o cara quase sempre está lá pelo irmão.
Shun tem seu jeito afeminado, mas mesmo assim é um grande cavaleiro! Um dos mais poderosos, ao ponto de esconder seu real poder em que não utiliza as correntes (Corrente Nebulosa), muitas vezes não usa nem todo o seu poder por ser poderoso demais e não acha justo o excesso de força, talvez seu poder tenha a ver com ele ser a reencarnação de Hades, e no anime (muitas vezes usado mais como referência do que o mangá) somos apresentados a June de Camaleão, uma amazona que quer deter Shun para não ir até o Santuário.   
Sem contar que existem outros personagens que são heteros, mas com um ar mais frágil. Kurama de Yu Yu Hakusho, Killua de Hunter X Hunter, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário