domingo, 31 de maio de 2020

O Inferno e o Céu nos financiamentos coletivos

Mighty No 9: O jogo foi criado como uma sequência espiritual de Megaman, pois Keiji Inafume, já foi envolvido com o Blue Bomber da Capcom.
Assim como muitos desenvolvedores de games, Keiji fez isso pelo Kickstarter. E veio com essa promessa de ser algo que sucederia o clássico robôzinho azul. Entretanto, não foi bem assim. Apesar dos trailers mostrarem uma qualidade extremamente impecável, ele se mostrou muito ruim. Muita gente achava que isso poderia ser por ser parecido com Megaman. Só que isso está mais longe da verdade quanto nós do planeta Plutão.
Ele saiu da Capcom, mesmo falando que gostava da empresa. E sabendo que suas obras não poderiam ir com ele, começou um novo projeto, patrocinado pelo Kickstarter. Para quem não sabe o Kickstarter é um site de financiamento coletivo. As pessoas vão pagar para que o projeto tenha sucesso e assim, muitas vezes, os colaboradores recebem uma bonificação. Um prêmio. E o projeto de Keiji recebeu quase 4.000.000 de dólares.
E para um jogo que ganhou essa grana toda, recebemos um jogo curto.
Bloodstained: A Konami já nos trouxe clássicos. Tais como Silent Hill, Metal Gear e Castlevania. Todos geraram uma franquia amada pelos jogadores (obviamente com seus altos e baixos, mas ainda assim indo bem). Até que eles preferiram continuar só com Pro Evolution Soccer e pachinko (máquinas de jogo japonês). 
Em outra hora falamos sobre a Konami, mas devemos passar por um dos maiores sucessos desses jogos, Castlevania: Simphony of the Night. Essa que é a sequência de Castlevania: Blood of Rondo, ficou conhecida por criar o gênero popularmente chamado como "metroidvania". Isso, em especial, é creditado a um homem. Iga, produtor-chefe de Castlevania, que saiu da Konami, começou seu projeto solo.
Em 2015, ele criou um projeto de financiamento coletivo, o Bloodstained: Ritual of the Night. Tudo isso no Kickstarter. Revivendo os estilo de jogos do gênero de Castlevania. Tanto que uma das metas que ele bateu era um jogo de 8 bits, feito pela Inti Creates. Bloodstained: Curse of the Moon. Curse saiu em 2018, enquanto Ritual saiu em 2019.
Ambos foram um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário