sábado, 29 de outubro de 2016

Textos clássicos ocidentais em animes

Muitos mangás e animes tem sua inspiração em obras de livros ou algo parecido (como Sword Art Online e Another como exemplo), só que esses são de uma origem quase que oriental completamente. E nem sempre usando elementos mais clássicos de histórias antigas. O que trago são histórias usando textos clássicos da cultura ocidental, podendo tratar sobre o mesmo assunto da sua fonte original de forma diferente.

Romeo X Juliet é obviamente inspirado na obra clássica de Shakespeare onde dois amantes têm que enfrentar suas famílias para concretizar suas paixões. O problema é que as duas famílias são inimigas mortais, e o motivo para isso já está perdido no tempo. Uma história que trata muito sobre o amor platônico. Temos aqui, no anime, vários elementos de fantasia. Toda a trama se passa em Neo Verona, uma ilha flutuante, governada pela família Montecchio. Eles obtiveram esse poder, depois de assassinarem todos os membros da família Capuleto. Aqui vemos uma boa inversão de valores, pois em primeira estância, é Julieta que se envolve mais com combates de espada. E não Romeu (pelo menos no começo). Mas isso tudo pois ela busca vingança. Ainda assim, os dois se apaixonam como na obra que serviu de inspiração. Sem contar algumas homenagens a outras obras do escritor inglês, como a deusa de Neo Verona, Ophelia. Esta, vindo da peça Hamlet.
Mesmo sendo só um pouco baseado, Vampire Hunter D foi inspirado em uma das maiores obras literária da era vitoriana que conhecemos. Só poderia ser Drácula de Bram Stoker. D tem algum laço com Drácula (e você vai fingir que não sabe que laço é esse... Exame de DNA rapaz!), além de outros personagens serem inspirados nesse universo vampiresco, Carmilla. Sem contar os elementos de um futuro distópico, em um mundo que passou por um apocalipse bem cruel. O motivo é um mistério nas primeiras obras. Mas podemos ver tecnologia pesada.
Princess Tutu é um anime baseado na clássica obra do ballet, O Lago dos Cisnes, que trata sobre uma princesa amaldiçoada por um feiticeiro a se tornar um cisne. Além de usar também elementos de o Patinho Feio, clássica fábula infantil. E é até bem fofa a história, mesmo possuindo como base uma obra tão trágica quanto esse trabalho impecável da arte. Sendo que uma das vilãs é o lado negro da garota/pata.

Já Gankutsuou era um anime e depois virou mangá, processo inverso de muitas obras assim, baseada no livro O Conde de Monte Cristo. Uma história que trata de até onde uma pessoa pode ir atrás de vingança. Na obra de Dumas, o escritor da obra original, o personagem é falsamente acusado por um crime que não cometeu. Tudo orquestrado pelo homem que um dia julgou ser seu melhor amigo. O anime além de se passar no futuro, também questões místicas, sem contar os traços sci-fi e psicodélicos da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário