domingo, 9 de outubro de 2016

A mulher ocupando seu espaço no Japão antigamente

Mochizuki Chiyome
Com o mês do outubro rosa, nada mais justo que falar sobre grande mulheres, não é? Então vamos lá.
Onna-musha era o nome pelo qual as mulheres samurais eram chamadas. Assim como o termo kunoichi era pelo qual chamavam moças que seguiam a trilha do ninja. Isso demonstra que, mesmo as mulheres daquela época no Japão, eram extremamente fortes e tinham poderes de liderança, além de estratégia. Vejamos as quatro a seguir.
Tomoe Gozen em filme
Mochizuki Chiyome: Ela era esposa de um samurai, Mochizuki Nobunasa. Segundo rumores do clã ninja kouga, em meados do século XVI quando cuidava de um dos tios do marido ela o convocou para uma missão desafiadora. Recrutar mulheres para uma missão de espionagem. Ela conseguiu reunir trezentas mulheres, entre elas orfãs, prostitutas e vítimas da guerra servindo como servas secretas de seu senhor.
Tomoe Gozen: Na maioria dos relatos, é dito que essa mulher estava pronta para "enfrentar deuses e demônios". Com longos cabelos pretos, ela era ótima com arco e flecha. Suas façanhas chegam ao absurdo, como lendas. Era umas das principais guerreiras do exército de Minamoto no Yoshinaka. Sendo considerada mais forte e valente do que qualquer homem servindo ao seu senhor. Em uma determinada batalha, ela conseguiu arrancar a cabeça de um oponente em pleno combate. Uma grande honra, em especial para uma mulher, na época.
Nakano Takeko: Essa samurai foi treinada em
Nakano Takeko em filme
artes marciais durante a Guerra Boshin, que ocorreu durante o Bakumatsu. Ao lutar em Aizu, ela e um grupo de mulheres querendo servir, não foram reconhecidas como parte do exército. Ainda assim, sofrendo, elas continuaram em batalha. Nakano acabou sendo ferida por uma flecha em seu peito. Com medo que ela tivesse sua cabeça usada como troféu, deve ela cortada pela irmã, que a enterrou abaixo de um pinheiro em Fukushima. Há um monumento lá onde meninas sempre vão prestar homenagens.
Yamakawa Futaba: Filha e esposa de samurais, foi treinada desde cedo na arte da guerra. Após o período de guerra, continuou lutando. Só que dessa vez, mais com uma militante, tentando obter uma melhor educação das mulheres e crianças por todo o Japão.
Monumento a Nakano Takeko

2 comentários: