terça-feira, 30 de julho de 2013

O futebol, amor tupiniquim e nipônico


O universo do futebol sempre chamou a atenção dos japoneses. Temos consciência disso pelos sucessos de séries um tanto recentes sobre o esporte, como Inazuma Eleven (que me parece mais um Yu-gi-Oh! com bola). Mas isso vem de muito mais tempo!
Quem gosta do Neymar, não sabe
o que é um jogador que honra o
esporte...
Os que conhecem um pouco mais devem ter pensado no Zico, ex-jogador do Flamengo. Ele até se tornou treinador pelas terras nipônicas, o que ajudou a popularizar o esporte. Até hoje é reverenciado por lá. Só que já tínhamos um representante tupiniquim por lá.
Ruy Ramos que batalhou pelo esporte e jogava como titular da seleção japonesa e era membro do Verdy Yomiuri. Com esforço saiu do Brasil (morava em São Paulo) para jogar inicialmente em um time amador e ganhar mil dólares por mês. Depois, quando entrou para times profissionais passou a receber cem mil dólares! E o público gostou tanto do brasileiro que criaram duas histórias em mangá homenageando o esportista. Ai esta a valorização dos jogadores por lá, mas não como aqui no país, onde adoramos os jogadores, e depois de decorrido certo tempo, esquecemos quem são. Até hoje ele é uma estrela do esporte. Afinal, desde cedo ele se dedicou ao amor nacional do Brasil.
Podemos, além disso, citar algumas obras com o foco no futebol, como Captain Tsubasa, o mais conhecido de nós brasileiros. Aqui ficou conhecido como Super Campeões e sempre me lembro, rindo muito do narrador das partidas falando sobre o público brasileiro, sendo que boa parte do anime começa no Japão. Moero! Top Striker e Off Side são outras. Há também outra chamada Giant Killing que fala de um treinador que tenta melhorar um time que só esta perdendo no campeonato. E é esse tipo de anime esportivo que me atrai. Onde as doses de realidade alteram o resultado do jogo no anime. Não sou contra o típico shonen, mas nunca vi ou verei um goleiro de verdade usando karatê para pegar uma bola...

Nenhum comentário:

Postar um comentário