sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os Vira-Casacas

Sim, você gosta deles! E não adianta negar!

Quando se usa esse termo em um jogo de futebol, tratamos esses como traidores. Mas em obras como um mangá ou anime, usaríamos isso sobre uma personagem que se torna má ou boa. Ou simplesmente, ele quer se tornar algo melhor (ou pior dependendo do caso). Como assim? Simples. Lembram de Hiei do Yuyu Hakusho? O cara começou como um ladrão e assassino, mas devido a Yusuke e Kurama (que não admite, mas deve ser seu melhor amigo) e a busca por sua meio-irmã o fez um youkai melhor.
Usei esse exemplo, mas podemos ver personagens mais antigos como Vegeta. O príncipe sayajin, sempre mostrava o orgulho de sua raça e que um dia quis destruir a Terra, mas encarou o poderoso Goku. Porém, no fim sacrificou-se para proteger o planeta do ataque de Majin Boo! Pois de algum modo, o famoso Kakaroto, influneciou o coração do alienígena com rabo de macaco. Ou quem sabe em Full Metal Alchemist, que possuem tantos personagens assim como Scar, que trai os preceitos de sua fé usando alquimia contra alquimistas, mas depois se arrepende. Ou até mesmo Greed (vide em especial FMA: Brotherhood).

O contrário também ocorre, mas é mais raro. Um exemplo é o de Fuuma Monou, em X/1999. Mas esse caso é diferente, já que estava destinado a seguir para o lado dos Dragões da Terra, um humano com poderes paranormais que estão destinados a destruir a humanidade para salvar o planeta. Ai podemos ver como é a cultura japonesa, que normalmente não acredita nessa idéia ocidental de maniqueísmo, pois pra eles as nossas opções nada mais são do que faces da mesma moeda. Pois às vezes, uma pessoa comete atos malignos acreditando que faz o bem. E vice-versa. O que nos faz lembrar personagens que mostram isso até mesmo em Naruto. Kabuto e Itachi, por exemplo. Enquanto o primeiro começou fingindo ser um ninja “do bem” o segundo deve que segurar o mundo nas costas para proteger Konoha! E mais uma: tome cuidado, antes de ofender um “vira-casaca”. Haviam tantas pessoas que odiavam o Uchiha Itachi e hoje idolatram ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário