terça-feira, 20 de dezembro de 2016

É spoiler falar depois de um ano do lançamento? (CUIDADO: SPOILERS)



Rapaz, eu já falei muito contra spoilers. Só que aqui coloco um fato extremamente recente que me fez rir. Você acha que é spoiler mostrar algo ou falar, de um filme que passou a um ano? 
Não faz sentido. As pessoas só falam mal do "spoiler de um ano" pois a mídia hoje em dia é extremamente rápida! Star Wars VII: O Despertar da Força é um bom exemplo disso. 
Por exemplo, a um ano atrás eu fiquei extremamente triste quando soube boa parte da trama. Para quem não saiba, certo personagem icônico morre. E quando digo icônico falo de gente EXTREMAMENTE IMPORTANTE para a trama dos três filmes clássicos. Sem contar alguns acontecimentos importantes da trama, que com certeza terão consequências severas na história. O que realmente me deixou triste é: a pessoa me fez spoiler de maldade. Sim, eu fiz spoilers antes mas nada tão grave. "Como assim, tão grave?". Além dos fatos citados antes, o filme era dirigido por J.J. Abrams, um ícone do sci-fi atualmente, trazendo nova roupagem a Star Trek, e sendo fundamental para séries como Lost e Fringe. Sem contar que os filmes iriam recontar as histórias pós-episódio VI de forma inédita. Para quem não sabia, essas partes da saga SW foram contadas nos quadrinhos, então... Aquilo que foi contado até então seria desconsiderado, e os novos longas trariam algo nunca antes visto! Acho que é possível entender a minha raiva por ter ido assistir um filme sabendo seu final.

Agora, recentemente ao assistir Rogue One não recebi spoilers. Nenhum, graças a Deus. Ainda bem! Pois o filme é lindo. Bem trabalhado. Explica um dos fatos mais marcantes da trilogia clássica. Dá para notar que aquilo foi criado para explicar aquela falha do roteiro. Mas ele trata de muito mais que isso, pois ele fala de heróis que muitas vezes não são descritos pela história. Ainda assim, fundamentais para o processo de vitória em uma guerra. Sem contar de personagens extremamente carismáticos.
E um dia depois de assistir Rogue One, e após um ano de saber desse puta spoiler de SW VII, eu me deparo com a imagem abaixo na timeline de um amigo no Facebook. Recebendo críticas por ter postado ela. E digo que isso NÃO É SPOILER! Se fosse logo após estreiar, tudo bem, "marca de spoiler" na imagem. Só que o MUNDO inteiro sabe dessa imagem. Só não sabe quem não quis assistir ou não se interessava pela saga. E mesmo assim, pode ter visto.
A verdade é que esse pessoal em redes sociais se tornou muito xiita, muito extremista, ficando bravo quando não se precisa mais. Talvez por que na verdade, não tenham se dado conta que a divulgação sobre filmes esta muito mais rápida hoje em dia. Não por maldade, mas ai é que lhe digo, pois as informações vem com rapidez demais. Então, de um modo ou de outro, você vai receber spoilers. Quando ou onde, você pode até controlar. Só que reclamar disso tanto tempo depois do filme sair de cartaz, não faz sentido.
Observação: eu soube do final de Death Note, dois anos depois de seu final! Através de comentários de amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário