sábado, 24 de dezembro de 2016

Bunkasai


O Bunkasai é um festival de cultura japonesa nas escolas que conta com barracas de comidas típicas, produtos japoneses, danças folclóricas, dança taiko, oficinas de arte e muito mais.
A palavra Bunkasai significa Festival Cultural Japonês, e acontece anualmente na maioria das escolas do Japão, desde o jardim de infância até as universidades.
Só que não serve só como um mero festival dentro da escola. O Bunkasai faz parte do currículo estudantil japonês (nas universidades é extracurricular), portanto para o aluno se formar é necessária a participação todos os anos.
De acordo com o Ministério da Educação do Japão, o Bunkasai serve para mostrar para a sociedade quais são os resultados das lições e da motivação aprendidas diariamente nas escolas pelos alunos. Ou seja, quando melhor o festival, mais demonstra que a escola é de boa qualidade.
O festival também serve de parâmetro para que os jovens que desejam frequentar aquela escola vejam como é o ambiente, o trabalho em equipe e a atmosfera dos seus futuros colegas.
Normalmente o Bunkasai acontece próximo ao Bunka no Hi (Dia da Cultura – 3 de novembro), que é um feriado nacional no Japão e é realizado sempre em um sábado ou domingo, para que todos da sociedade possam comparecer.
Nele podemos ter as barracas de comidas variadas quase sempre, shows de bandas, teatros, cafés (com maids, nekos ou qualquer tematização), casa de terror entre outras coisas mais tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário