domingo, 19 de julho de 2020

Uchiha Itachi e Severo Snape: os personagens incompreendidos

Falar desses personagens seria chover no molhado. Afinal, eles por muito tempo são tratados como heróis... Ao menos agora. Eu sempre olhava para eles com a pergunta: porque eles agem assim? Pois inicialmente, se não são tratados como vilões, ao menos como antipáticos ou cruéis. Então, vamos notar quem eles são e como foram usados.
Itachi Uchiha: Inicialmente, muitas pessoas gostavam dele, pois Itachi seria como um Coringa ou Griffith de Berserk - ele matou várias pessoas de seu clã para entrar na Akatsuki. Inclusive, matou seu pai e mãe, deixando apenas seu irmão mais novo, Sasuke Uchiha. 
Como inicialmente, nós temos a visão apenas das crianças do Time 7 (Sasuke, Naruto e Sakura), podemos pensar que ele é cruel. Especialmente, quando ele tenta sequestrar Naruto. Mas tem muita coisa errada nisso. Primeiro, por qual motivo ele bate na porta de Naruto? Por que não despacha Jiraya com facilidade? Por que incentiva a raiva de Sasuke contra ele? Não fazia sentido instigar esse ódio em especial ao irmão, pois se queria que ele o matasse, por qual motivo o poupar antes? "Mas por que ele se sentia mal pelas mortes". Ok, mas além de instigar Sasuke a obter o magenkyo através da morte de seu melhor amigo (Naruto), não seria mais fácil só o deixar matar e pronto? Aqui, o sacrifício por causas justas ou de arrependimento sempre acontecem.
Então... Na verdade, Itachi foi um herói!
Ele delatou o plano dos Uchihas ao Terceiro Hokage. Depois de indas e vindas, o Sarutobi mandou ele MATAR todos do clã Uchiha. Isso se devia pelo perigo que o sharingan poderia proporcionar, além de saberem que foi alguém com esse olho que manipulou a Kiuuby, anos atrás. Tanto que antes de morrer (pela primeira vez, depois pelo edo tensei). Mas obviamente, Itachi virou um pária, para poder proteger a quem amava: seu irmão e a Vila Oculta da Folha. Tanto que foi para "capturar" Naruto, para lembrar Danzo, Orochimaru e outros, que ele continuava vivo.
Deixando ao menos, antes de morrer, o mesmo gesto que fazia com seu irmão mais velho.
Severo Snape: Quando o vemos em Harry Potter e a Pedra Filosofal, nós notamos que ele é alguém severo (desculpe, não resisti) e rude. Em especial com Harry Potter. Ele cita o ódio que sentia a Tiago Potter. Mas algo que fica estranho ali é a citação "Você tem os olhos de sua mãe". Entre vários livros, nós notamos que ele quase sempre é extremamente chato com HP. O que é curioso, que em algumas histórias, parece que Severo quer o proteger! Uma das cenas clássicas mostra quando Snape tenta contra atacar uma magia no jogo de quadribol ou quando ficou na frente de Harry, Rony e Hermione para proteger os alunos de Lupin.
Entretanto, no penúltimo livro da saga Severo Snape MATA Alvo Dumbledore, o diretor de Hogwarts. Então, acreditamos que ele se tornou membro dos Comensais da Morte, assim se tornando um villão.
Mas quando Harry acessa as memórias de Snape, descobrimos a verdade: desde muito cedo, ele conheceu a mãe de HP. Eram amigos, mas ele já nutria por ela amor. Ambos sendo bruxos, um dia foram para Hogwarts. No entanto, seus caminhos se separaram. Enquanto ela ficou com Tiago Potter, ele continuava sua vida reclusa.
Ele ficou aliado das forças das trevas lideradas por Voldemort. O que causou um problema, pois uma profecia dizia sobre alguém que poderia matar Aquele Cujo Nome Não Pode Ser Pronunciado. E estava se referindo a família Potter: Lilian, Tiago e o bebê Harry. E isso causa o desastre que culminou em toda a história daquela família e a marca na testa do garoto bruxo.
Apesar do garoto ser tão arrogante quanto o pai algumas vezes, por amor a Lilian e um voto de proteção secreto, ele sempre tentou proteger HP. Até mesmo a morte de Dumbledore foi um ato de piedade, pois o diretor já estava doente. E assim, o Lorde das Trevas confiou em Snape. Assim agindo contra Voldemort na verdade.
Mesmo triste, mesmo ele sendo forçado a fazer coisas contra sua vontade, ele sempre amou Lilian. Lilian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário