terça-feira, 29 de agosto de 2017

Assisti Death Note e...


O filme não é Dragon Ball Evolution. Não é bom, mas não é algo que eu limparia minha bunda com os posteres do filme. Para quem não sabe (o que é meio difícil) esse filme que estou citando aqui, trata-se de uma adaptação de um filme do animê/mangá Death Note.  Uma obra que mistura elementos sobrenaturais e um suspense policial eletrizante. Nele, o jovem Light Yagami, obtêm um caderno que ao se escrever o nome de pessoas, mata quem foi registrado. Suas versões em live-action nunca fizeram o mesmo sucesso de sua versão em animê (sim, os japoneses fizeram versões com pessoas de uma história já boa). Mas vou colocar aqui as sinopses desses filmes:
Death Note: O filme acompanha um estudante do ensino médio que encontra um caderno sobrenatural e percebe que nele existe um grande poder: se o proprietário escrever o nome de alguém enquanto estiver pensando em seu rosto, a pessoa morrerá. Embriagado por sua nova habilidade divina, o jovem começa a matar aqueles que julga indignos a viver. E isso com a ajuda de um monstro chamado Ryuuku, e enfrentando o detetive L.
Death Note - The Last Name: Depois de colocar em prática um complexo esquema para afastar as suspeitas de que ele é Kira, Light conhece Amane Misa, uma fã apaixonada por Kira e disposta a ajudá-lo, que além de também ter um Death Note, possui os Olhos de Shinigami, um poder capaz de revelar o nome de uma pessoa ao simplesmente olhá-la. Assim continua a intelectual batalha entre Kira e L.
L Change The World: Nos últimos 23 dias de vida de L depois do incidente de Kira, ele assume um caso final envolvendo um grupo bioterrorista que tem como objetivo destruir grande parte da humanidade com um vírus. Durante sua investigação, ele resgata um menino que ele chama de Near, o único sobrevivente de um vírus wipeout em uma aldeia tailandesa, e uma estudante de escola primária chamado Maki Nikaido.
Death Note: Light up the NEW World: 10 anos após os assassinatos de Kira, seis Death Notes caem para o mundo humano. Duas pessoas herdam o DNA de Light Yagami e L, e um mortal jogo novo de gato-e-rato começa... Mesmo L sendo um grande personagem amado por muitos, esses mesmos "muitos" odeiam essas obras. Mesmo que elas prolonguem a vida útil de L. Mas vejamos o que penso do filme.
Kira: Light Turner é um personagem fraco. Tanto em roteiro quanto em personalidade. Soltando gritos por qualquer coisa. Isso incomoda demais. E para uma cara extremamente intelectual ele comete erros graxos. MAAAAS existe uma conveniência nisso que me atraiu. O motivo? Ele mora em Seattle. O que tem? Bem, quem conhece um pouco de bandas grunges, entre outras coisas, sabe que a cidade é conhecida por um grande nível de bulliyng. "Ah, mas isso é idiota". Será? Será que uma pessoa acuada não faria algo impensado? Na China, Death Note foi proibido pois crianças e adolescentes fizeram "death notes caseiros". "Ah, mas eram chineses". Dois garotos de doze anos foram preso por listar os nomes de professores e colegas em um "death note". O caso rolou em uma pequena cidade do Alabama, nos EUA, em 2008. Foi tratado como ameaça terrorista. Os garotos confessaram, depois de uma longa conversa, que tudo não passou de uma brincadeira. A desculpa não surtiu efeito, e ambos foram suspensos por um bom tempo. "Ah, mas eram americanos". Se você não acha que isso não é o bastante, quantas pessoas não compraram um caderno e personalizaram como Death Note?
E até que fizeram um background bom. O BACKGROUND. Não o personagem. 
Uma coisa é que ele faz caretas de forma bem idiota. O tempo todo. Mas eu também não gostava daquelas do Kira parecendo que iria gozar por escrever os nomes. De qualquer forma, ele é um canastrão. E seu personagem nunca seria um gênio.
Ryuk: Como disse Jack, foi uma falta de tato para o pessoal da produção usar a imagem do próprio William DaFoe para fazer o shinigami. Parece que nós temos um bonecão de Olinda e não um ser ancestral ligado com a morte. Ele era muito mal feito. E as piadas dele eram fracas e lamentáveis. Para não falar algo de ruim... Não ele é todo ruim. Não precisava ser uma captura de movimentos ao nível de Planeta dos Macacos e O Senhor dos Anéis, mas putz... É mais engraçado por ser tosco.
Misa Misa: no caso, eu creio que seja Mia e por incrível que pareça... Eu gostei dessa encarnação dela no filme! POIS EU ODEIO A MISA MISA! Guardei isso muito tempo no meu kokoro... Ela é bonitinha, bacana, mas putz, ela é inútil! No anime e mangá, qual a utilidade dela, relacionada a ela? Digo, diretamente ligada a ela. A garota tinha os olhos de shinigami, e quantas pessoas ela matou para Light? E aqueles ciúmes babaca dela? Aquilo me enchia o pâncreas de raiva incontida.
Mas isso não salva a personagem. Ela não deixa de ser uma paga-pau do Kira e de suas ações. Meio que idolatrando ele de forma meio besta. Parece aquela namoradinha que cola na gente, que só esta lá enquanto seu "bofe" pode lhe servir.
Ao menos ela tem mais atitude que algumas personagens do próprio filme. 
L: Grata surpresa foi esse L. Acho que esse foi o ator que mais se esforçou para fazer um personagem parecido com sua contraparte. O fato de esconder seu rosto ressaltou algo nele. Elaborar uma cena parecida com o anime deixou L um cara extremamente mais plausível do que outros por ai em filmes baseados em anime. 
Ele parece que nasceu para fazer um personagem assim. Uma pena ter feito isso em um filme que não chegou aos pés de sua boa atuação. E é tão paranoico quanto sua versão de anime e mangá. Ao menos eu vi algo mais relativo a obra original nele.
Isso quando não falamos do fato dele realmente se preocupar com seus subordinados. Incluindo Watari e o pai de Light por exemplo. Ainda assim, ele se mantêm com a cabeça fria de modo a mostrar liderança.
O filme é mais uma versão moderna de o Homem Invísivel, com um gore extra várias vezes. Além disso, ele mostra que o poder corrompe. E que mesmo uma pessoa com extremos poderes pode parar e pensar no que esta fazendo. Um ponto a favor desse filme é que Light tem mais escrúpulos que o original...
Ainda assim é bem ruim na minha humilde opinião. O casalzinho é sofrível, a história demora para engrenar. Mesmo eu não gostando. Acho que vale uma nota 4.0. Nem entendo disso mesmo...
O único problema esta no hate federal que os otakus soltaram sobre a obra. Cara, que merda foi essa? Não posso falar muito pois eu fazia uns vídeos bem toscos sobre isso até uns tempos atrás. Ao menos, o filme foi mais sincero, readaptando personagens para algo atual, do que Vigilante do Amanhã. É outro contexto, seria como americanos veriam o anime Death Note. Em vez de um estudante contido que pirou mesmo, nós temos um cara bem inteligente (essa parte é altamente questionável) mas mais plausível.
A prova esta mesmo no Gabriel Gaspar, que é do canal Acabou de Acabar. O cara é um ótimo crítico, mas todo o momento em que ele falava desse filme, ele citava o anime! Só o anime. Ele representa os fãs da obra original, que não compreenderam que isso é uma adaptação: mesmo sendo crítico ele mostra que "os estúdios não podem mexer no seu waifu".
Ai eu li uma frase... "No anime, o Ryuk não perde o Death Note. Ele fica entediado e decide jogar na Terra pra passar o tempo, ele escreve em inglês pra que qualquer pessoa pudesse compreender e escreveu as instruções também"... Mas é ISSO QUE ELE FAZ NO FILME! O cara assistiu o filme MESMO?
E aqui vai um texto que vi que sintetiza bem esses meus pensamentos, visto que ele demonstra uma tremenda... Lógica:
"Pessoinhas, vou ensinar a vocês como se criticar um filme. 
1 - vc assiste o filme 
2- reflete sobre todos os acontecimentos 
3 - retira as coisas boas e ruins do filme
4 - faz sua própria análise sobre ele
Gostar ou não de um filme é algo pessoal, se muitos concordam ou discordam é questão de gosto, não é porque a maioria é mais inteligente ou porque entende mais. 
Ver coisas boas no filme não faz ele ficar bom, ver coisas ruins no filme não faz ele ficar péssimo. Até mesmo porque no fim das contas é só um filme, uma diversão e se não for para vc, vai ser para alguém. 
Falar q um filme é ruim, só pq todos acham ruim não vai te tornar famosinho."
O Kira do anime e mangá, é como os otakus se vêem. O Kira do filme é como os otakus são!

Nenhum comentário:

Postar um comentário