segunda-feira, 27 de março de 2017

Minha resposta ao vídeo DEATH NOTE: O QUE EU ESPERO DO FILME E MINHA OPINIÃO SOBRE OS ATORES



O canal do Youtube, Ei Nerd tem como um de seus principais membros Peter Jordan. Ele fez um vídeo tratando sobre a adaptação do Death Note para um filme ocidental. Ou seja, a adaptação de uma animação/quadrinho japonês(a), que já tinha virado live-action e filme por terras orientais, em um outro filme por terras ocidentais, graças a Netflix. Ele não gostou do L ser negro.
Uma grande besteira na minha humilde opinião.
Muita gente não gostou disso, pois uma de suas alterações mais "gritantes" foi um L negro. É comum, mas nem sempre bem recebido, um personagem quando sai de uma obra culturalmente conhecida por ser do ocidente ou oriente, ter algo alterado: gênero, etnia, as vezes até religião ou status social. E isso não ocorre só com os personagens.
Vários foram os gritos de que a personagem Ancião em Doutor Estranho, tinha que ser um homem oriental. Contudo, poucos falaram da alteração geográfica. Sendo que originalmente Estranho encontra o personagem no Himalaia. Isso se deve por conflitos entre a China e o Tibete. Então, eles colocaram o personagem Ancião no Nepal creio eu.
Agora sobre o L ser negro. Primeiro eu estranhei. Não por qualquer tipo de preconceito. Na verdade, quando você conhece um personagem, acostuma com o aspecto dele. Ok. Contudo, isso não é perfeito no 100% em uma adaptação. Especialmente, em um filme.
Um exemplo claro é Othello de Oliver Parker. No qual o personagem título é um europeu em terras medievais, portanto, originalmente branco. Contudo, foi mudado para um ator negro. Atuar vai muito mais do que ser parecido com personagem. Assim como os cosplays, já que esses não precisam ser iguais ao exterior do personagem. Só fazer ele de forma mais concreta e com paixão. Ou seja, convincente. Ao ponto de uma pessoa ter assistido o personagem em ação pela primeira vez e diga, "mas ele não foi sempre assim?"
Isso é o ápice da boa atuação!
O mesmo pode ser dito de Tilda Swinton. Que fez um ancião perfeito em Doutor Estranho. Então por qual motivo o Peter Jordan ficou descontente com o L? Na minha sincera opinião, é puro mimimi. L é um personagem inglês. E como costume, muitas vezes séries representam personagens assim como afrodescendentes. Doctor Who, entre outras fazem muito isso. Nada mais justo, não acham?
Ao meu ver, pelo pouco que vimos não dá para falar nada. Mas a caracterização de L, como alguém extremamente estranho mas perspicaz ainda continua boa. Só que ainda é cedo para falarmos, se nem um trailer completo temos sobre esse filme. Só o teaser.
Mas então, muitos dirão que Quarteto Fantástico foi um fracasso, sendo que esse mudou a etnia de alguns personagens. Isso é mentira. O problema de um filme pode ser vários fatores, como uma má direção ou até má interpretação dos atores. Só que nesse caso, o problema esta na Fox tentando controlar tudo na criação do longa metragem. Coisa que não ocorreu com sucessos mais recentes como Deadpool e Logan. E não com algo tão besta quando a mudança da "cor" de alguns personagens.
Eu sinceramente estou ansioso, pois estou muito além daquela época em que curtia animês e soltava gritos de raiva assistindo eles. Se bem que ainda odeio spoilers de Star Wars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário