segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Curiosidades de Resident Evil


Resident Evil já esta em seu sétimo jogo. E voltou as raízes de seus jogos de survival horror! Então, nesse texto estarei falando sobre algumas curiosidades sobre esse jogo tão famoso, e tão bom.
O nome original dele se chama Biohazard no Japão. Foi denominado aqui como Resident Evil pois no ocidente existe uma banda chamada assim (Biohazard), e poderia causar problemas. Então, decidiram por mudar o nome do game. O nome em japonês faz mais sentido, já que significa risco biológico. 

A atuação dos atores até hoje são muito ridicularizados no RE1. Sim, nos jogos antigos eles faziam vídeos com pessoas reais para passar. Mas era ruim demais. Os atores não pareciam com seus respectivos personagens. As falas horríveis. Ainda bem que a gameplay se salva!
Outro ponto que arranca risadas envolve Jill Valentine e Barry Burton. Em determinado ponto dentro da mansão do primeiro jogo, Jill se vê envolvida em uma armadilha. Barry consegue a salvar. Como ele a salvou de ser esmagado ele faz um trocadilho fraco e ruim, falando que por pouco ela não se tornou "jill sandwich". Piada fraca... Wesker é um dos personagens que mais apareceu na saga até agora, desde de sua aparição como grande traidor do primeiro. As chimeras que aparecem nesse jogo
são a mistura de moscas e humanos com o T-virus. Lembrando que seria feito algo parecido em Resident Evil 2 mas foi descartado. Mas seria um híbrido com aranhas.

O jogo é inspirado em outro jogo, bem antigo até. Sweet Home. Que também era da Capcom. Um RPG de terror (acredita nisso?), que era inspirado em um filme de terror japonês. Tanto que as telas de carregamento - as portas se abrindo - foram tiradas dele. 
Resident Evil 1.5 é um jogo que seria um protótipo de RE2 como conhecemos. Já que o RE1 foi um grande arrasa-quarteirão entre os jogos da época, formando quase que uma nova franquia de jogos inspirados no seu terror. Essa versão, que nunca saiu para os consoles possui pequenas diferenças com as originais. Mas foi descartado pelo descontentamento de Shinji Mikami com o resultado final. Entre as diferenças temos no lugar de Claire Redfield - Leon continuava - uma personagem chamada Elza Walker, uma motociclista que passava pela cidade. Leon começaria o jogo na delegacia de Raccon City, e já trabalhava nela a certo tempo. Ada Wong se chamava antes Linda, e não era uma espiã. Ela era uma cientista, assim como os Burkins. Com outras mudanças aqui e ali, incluindo monstros, roupas de proteção e personalidade de personagens secundários.
Em Resident Evil 2 temos alguns mistérios. Notem que nesse, ao invés de atores foram usados CGI, imagens digitais dos personagens. Uma coisa totalmente nova para a época. A personagem Ada foi inspirada em um filme com o nome de Nikita, e na personalidade da protagonista desse filme - que tem o nome do mesmo. É lenda a história do Akuma em RE2. Tudo isso se deve a uma brincadeira de primeiro de abril da revista EGM americana. Usando a imagem 3D de Akuma (com certeza de Street Figther Ex Plus, já que quase ninguém saberia distinguir uma montagem de imagem). Isso tudo foi colaborado pelo fato de ambos os jogos (RE e SF) serem da Capcom. Você encontra Brad Vickers, o piloto miserável de RE1 como um zumbi. Sendo que em Resident Evil Nemesis (que é considerado o três cronologicamente) ele é morto por Nemesis. Ele esta em RE2 para liberar as roupas especiais do jogo. O jogo tem alguns extras como o Extreme Battle. Tem também o mini game The 4th Survivor, com Hunk, agente da Umbrella. E o The Survivor, onde você joga com um pedaço de tofu! Sim, você enfrenta zumbis só com uma faca encarnando um pedaço de queijo de soja! Detalhe: na jaqueta da jovem Redfield esta escrito Made in Heaven, nome de um álbum da banda inglesa Queen.
Resident Evil 3 ou Nemesis é um jogo que foi feito meio as pressas. Carlos Oliveira seria o primeiro personagem na franquia RE a ser brasileiro. Mas nada confirmado, a não ser que ele é latino-americano. Mikhail um dos mercenários a serviço da Umbrella, não aparece em Umbrella Chronicles, outro jogo que se passa em Raccon City antes de RE3. Nemesis foi feito a partir de um Tyrant, a primeira grande arma biológica feita pela Umbrella em RE1. E como ele é odiado pelos fãs! Aqui quando se zera o jogo é possível acessar um lugar onde Jill pode trocar de roupa, inclusive uma delas é a mesma de Regina, do jogo Dino Crisis, também da Capcom. Além da roupa original de Jill Valentine em RE1.

Code Veronica é logo após isso, já que RE4 ainda iria demorar um pouco. Mas tem sua importância na saga. Alfred Ashford foi inspirado no personagem Norman Bates do clássico filme Psicose. Nele, também o personagem assume as roupas de uma mulher por motivos psicológicos. Nosferatu, o nome que é dado a Alexander é o título de outro filme, dessa vez que é sobre Drácula, além de ser um clássico mais antigo que Psicose. E tem significado como imortal.
Resident Evil 4 foi um jogo que por um lado revolucionou a franquia, deixando mais dinâmica sua jogabilidade. Porém, começou a colocar o survival horror em uma versão mais combativa, e menos horror/terror. Primeiro, o jogo teria uma pegada diferente, sem zumbis. Então o que teríamos? Um jogo com Leon alucinado por uma arma biológica. Como? Ninguém sabe, já que a galera envolvida usou o que seria usado nesse jogo para fazer Devil May Cry. Um dos problemas na época é que vários vídeos surgiram mostrando como seria a gameplay com o ex-policial loucão. A prova seria que em alguns fóruns falam que o Mercador seria Leon! E pior que faz certo sentido, pois quase sempre o único personagem que lhe trata de forma boa é o senhor "por aqui estranho". Resquícios do antigo roteiro. Sem contar que esse é o jogo com a personagem mais chata
de toda a franquia RE. Sim, falo de Ashley! Muitos adorariam deixar aquela guria nas mãos dos ganados. Lembrando que esse é o primeiro Resident Evil onde não temos zumbis. Ao menos como conhecemos. Sem contar um dos bichos mais chatos desde Nemesis, os regenerators. Só mais um detalhe sobre esse novo jogo: existe uma fã game de RE4 chamada Resident Evil Madman, onde Leon vai para a Europa e é infectado por uma arma biológica que afeta sua mente. E esta mais aterrador que RE4 usando gráficos do mesmo! Capcom... Contrata esse cara!
No conhecido e odiado Resident Evil 5 boa parte da história já caminhava para um lance mais violento... E bem menos terror. Começando pelos zumbis. Coisa estranha pois eles são bem rápidos, até demais. Entende-se que o vírus prejudica um pouco os corpos. Mas aqui eles viraram ninjas! Como pode? Sem contar em um ponto onde Chris Redfield incorpora o Kleber Bam Bam e bate contra uma pedra magmática com A MÃO NUA! Ele tem uma luva no máximo! Mas talvez um dos maiores problemas de RE5 é a ideia de que por algum motivo ele foi um jogo preconceituoso, por se passar na África e "retratar de forma perjorativa" o povo daquele continente. 
Em Resident 0, o que contaria sobre os fatos antes da saga principal, temos um novo vilão. James Markus. Ele é um dos FUNDADORES D UMBRELLA! E parece jovem mas nasceu em 1918 fazendo experimentos em si mesmo. Sendo um risco biológico controlando monstros sanguessugas mutantes! O rosto da Rebecca Chambers é inspirado na cantora pop Ayumi Hamasaki. Já Billy Coe tem uma tatoo em um de seus braços escrito mother love, uma referência a uma música da banda inglesa Queen. 
E existem muitos easter eggs em RE7. O primeiro remete a Resident Evil Revelations. Clive R. O'Brian é o diretor da BSAA, em boa parte da história. E depois de ser demitido do caso por problemas com terrorismo biológico ele passou a escrever um romance. Na casa dos Bakers você pode encontrar um dos livros escritos por ele, o The Unveiled Abyss. Também é possível encontrar um quadro de uma floresta chamado Arklay Mountains de 7 de julho de 1991. Lembrando que o RE1 começa com as equipes investigando suspeitas de canibalismo nas montanhas Arklay, em julho de 1998. E aqui continuamos com referências a filmes. Mia é o nome de uma personagem do filme Evil Dead (no remake), que também possui zumbis. Mas nem um pouco parecido com RE, onde eles surgem de riscos biológicos. Esta mais para possessão mesmo. O carro que é dirigido por Ethan, também é do mesmo tipo que aparece no clássico filme de Sam Raimi. Dentro da van do grupo Sewer Gators (um programa de TV que aparece no jogo), aparece um papel escrito "junte-se a nós" que também é uma citação do filme. Sem contar a cena do balanço que se mexe sozinho ocorrendo tanto no game quanto no longa. Além, lógico, te estarmos falando de uma casa bem afastada da sociedade.
Aliás, uma das conquistas em RE7 remete a RE1. Se você encontra a gazua (lockpick) e abre uma gaveta, você libera a conquista "Master of Unlocking". Remetendo a Jill Valentine, a "mestra do destravamento".
Em ordem de linha do tempo temos os seguintes jogos (não inclui alguns spin-offs):
-Resident Evil 0
-Resident Evil 
-Resident Evil Nemesis (3)
-Resident Evil 2
-Resident Evil Umbrella (na verdade esse se passa um pouco depois do 1 e do 2 também)
-Resident Evil Code Veronica
-Resident Evil Darkside Chronicles
-Resident Evil 4
-Resident Evil Revelations
-Resident Evil 5: Lost in Nightmares
-Resident Evil 5 
-Resident Evil Revelations 2
-Resident Evil 6
-Resident Evil 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário