sexta-feira, 4 de novembro de 2016

J-music

Itsuki Hiroshi
Música japonesa. Desde a área mais antiga, passando pelo rock e pelo pop, tem várias maneiras diferentes de lidar com esse estilo. Só que ela é bem diferente, não há como negar isso. A primeira imagem que muitos fazem da música da terra do sol nascente é aquele gênero mais tradicional. Como enka (que é uma típica música tradicional japonesa com uma melódia baseada em traços ocidentais), ou músicas de peças teatrais e o daikô (que apesar de ser mais um estilo de dança, tem um ritmo próprio). Só que não é só disso que o país é formado em sua sonoridade.
Primeiro tratemos mais um pouco sobre o enka. Entre alguns nomes famosos nessa área estão Itsuki Hiroshi, Isao Sasaki e outros. Se pudéssemos comparar esse estilo musical com algo nacional, ele seria como nosso sertanejo de raiz.
Arashi
Hoje em dia existem muitos estilos, cantores e bandas que vieram desse país do outro lado do mundo. Entre eles o j-pop é um dos estilos mais influentes nos últimos anos por lá. Existem muitas boy bands famosas por lá (que acabaram inspirando o fenômeno coreano k-pop = korean pop) e muitas delas reúnem mais de 50 mil pessoas em um show! Mas não é toa, já que as super produções feitas por eles são fenomenais. Deixando algumas bandas americanas e de outros países no chinelo. Além de muitos desses membros de grupos pops japoneses serem chamados para doramas e filmes. Assim como muitos seyuus que são chamados para cantar, como foi o caso de muitas dubladoras de Ranma 1/2. Mas como idols, muitas pessoas ficam extremamente obcecadas por esse pessoal. 
AKB48
Para as boy bands, uma das maiores empresas desse gênero é a Johnny's Net, que não cuida só da produção do shows, e sim de toda a banda. E isso incluí cuidar da saúde e preservar a imagem dos rapazes.
Também nas girl bands, que assim como as boy bands, tem que seguir vários padrões morais (não pode beber, fumar e nem namorar!), a "quebra" desse contrato pode resultar na expulsão da garota daquela banda. Houve casos de garotas que começaram a namorar, e quando os empresários souberam elas tiveram que pedir desculpas em rede nacional para o país inteiro! Além de ter que raspar o cabelo em forma de vergonha pelo que fizeram. Só para saberem, isso é uma forma antiga de humilhação japonesa. Pois era considerado (tanto para o homem quanto para a mulher) como uma parte importante do corpo, como um braço ou perna. Um desses casos é de Shirahama Alan do grupo AKB48.
Shirahama Alan no AKB48 e depois pedindo desculpas em rede nacional
Para se ter uma ideia de como o j-pop movimenta a economia, a AKB48 tem um mangá e uma casa de café inspirados nelas!
Porém, não são só grupos que fazem sucesso por lá. Carreiras solos conseguem muitas vezes, um sucesso bem grande. Como são os casos de Kyaru Pamyu Pamyu, Kana Hanazawa, Namie Amuro, Ayumi Hamasaki, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário