sábado, 4 de fevereiro de 2023

Pratos típicos japoneses (parte 1)

Okonomiyaki é preparado a partir de uma massa de farinha e leite, especialmente se for a moda de Hiroshima. Levando bacon, repolho, broto de feijão, cebolinha, macarrão, ovo e finalizado com molho adicionado e aonori (alga em pó).
Karashi renkon é um prato típico da província, preparado com a raiz de lótus (renkon). Recheada com uma mistura de pó de mostarda japonesa (karashi) e missô, a raiz de lótus é envolvida com molho especial e frita.
O damakko nabe é típico de Akita. As bolinhas de arroz assadas (damakko) são servidas em caldo quente de galinha caipira, kombu e shoyu, com pedaços de frango, cogumelos, bardana, konnyaku e cebolinha.
Alguns outros pratos típicos, como petiscos, são goheimochi (bolinho de arroz grelhado com cobertura de missô com nozes), takoyaki (bolinho recheado com polvo) e keichan domburi (frango e repolho ao molho de missô e arroz).
O daisen okowa é um prato típico da província, leva arroz temperado com especiarias. Já o gyudon é uma tigela de arroz servida com carne wagyu (carne bovina japonesa) com tempero especial.
O imoni é um prato típico da província de Yamagata, que leva carne bovina, inhame, konnyaku, shimeji e cebolinha, servido em caldo à base de shoyu.
Sanriku wakame udon é uma sopa feita com caldo com danshi, macarrão do tipo udon, coberto com bastante wakame (alga) da região Sanriku (na costa oeste do Oceano Pacífico), famosa pela natureza e pesca.
Hijiki okowa é um arroz (do tipo mochigome, mais glutinoso) cozido no vapor, com algo hijiki, raiz de bardana, cenoura e cogumelo shitake com tempero suave de shoyu e outros condimentos.
Katsuo no takaki é o prato mais consumido na região de Kochi. Os filés de peixe bonito são levemente grelhados e acompanhados de um molho especial.
O udon é um tipo de macarrão japonês, servido com caldo quente com dashi, shoyu e mirin, coberto com narutomaki (pasta de peixe), omelete, age (tofu frito), shitake, cebolinha e cenoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário