terça-feira, 11 de abril de 2017

Globo ridiculariza cosplayers


A Globo exibiu recentemente em uma de suas novelas mais recentes (A Força do Querer), um personagem que é otaku. Além disso, ele é cosplayer. 
O que muitos não gostaram da comunidade otaku é que esse personagem esta estereotipado, além de falhar miseravelmente a comunidade de fãs de animes e mangás no Brasil. Poder parecer "mimimi" de fã, mas nem sempre é assim. 
Por exemplo, uma das coisas que muitos odiaram foi a peruca. Não por ela estar fora de proporção, ou coisas parecidas, mas por ela não estar presa de forma correta. Pessoas com uma condição boa financeiramente falando não são tão desleixados. Caramba, nem mesmo quem faz cospobre é tão desleixado assim!
Outra coisa: ele esta voltando de um evento de animês vestido de cosplay. Cara, isso não é nada normal, mesmo para os padrões de São Paulo. Visto que ocorre no máximo, com maior facilidade, no bairro da Liberdade. Mas a história da novela se passa no Rio de Janeiro! 
Quando o garoto atende seu celular e fala com sua mãe (irritada por ele demorar tanto naquele lugar) ele diz "tô daijobu". Dependendo da pessoa, o uso de palavras japonesas, junto com brasileiras, dificilmente é unida em uma frase. É tipo quando uma pessoa faz de zoeira mistura inglês com português. Mas nessa cena, isso não se aplica. 
Além disso, a representação de um garoto que curte animes, cosplays e mangás e tem baixas notas por conta disso é extremamente negativa para fãs desses hobbys! E o garoto é assim mesmo. Não quer nada com nada. Fazendo parecer que fãs disso são preguiçosos!
Um entretenimento não pode ser culpado por causar a nota baixa de uma criança ou adolescente. Isso é uma responsabilidade aos pais, que permitem ao filho participar deles. E mais voltado a sua educação e orientação. Não a festividades que ocorrem, no máximo a cada três meses. Pesquisem na internet. Dificilmente eventos de animes acontecem no mesmo mês. A mídia não é culpada pelas falhas morais que os responsáveis.
Pode ser que isso demonstre algum sentido mais para frente na novela. Mas esta extremamente mal feito por enquanto. Mas a Globo não parece estar interessada em uma história bem construída.
Isso mostra como a TV aberta muitas vezes não sabe falar sobre essa cultura. De uma forma ridícula e preconceituosa, eles falam sobre animes e mangás. Mas do jeito certo? Até agora não vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário