sexta-feira, 8 de março de 2013

Bom humor

Tenha bom humor tanto para assistir algo como para construir algo. Se vocês me aturam por que não outras coisas também? Bem vamos tratar um pouco sobre humor.
Meu atual símbolo de humor
O que podemos esperar de um enredo engraçado? Que ele seja engraçado para nós ou para uma grande maioria de espectadores? Bem ai complica muito, mas vejamos como o humor funciona.
Digamos que você coloque duas pessoas de lugares distantes pra contar piadas: um cara de São Paulo e outro do Acre. Ai você conta uma das famosas piadas sobre o Acre - que lá é o El Dorado do Brasil, que não existe CEP nem e-mail pra lugar que não existe e por ai vai - ao qual o paulistano entende e ri, mas o acreano não. E não é por ser burro, inculto ou qualquer coisa que esteja relacionada ao intelecto de uma pessoa, mas sim, ao fato de localidades diferentes possuirem culturas diferentes. Pode ser desde algo mais regional como costumes ou outras coisas mais tradicionais, até tecnologia, gostos, estilo e até mesmo, senso de humor!
Achou que iria colocar uma imagem de
Pokemon é?

Outro exemplo mais claro: a muito tempo, e coloca tempo nisso, assisti Pokemon. Nem quero saber, assisti mesmo e que se dane! Mas voltando ao assunto, me lembro de um episódio em que Ash Ketchum, esta falando com sua companheira de viagem chamada Misty, quando ele tenta fazer uma piada. E ele se veste de vaca! Sem nenhum motivo! Só que havia sim, um motivo. Quando traduzimos ou dublamos algumas falas em filmes, desenhos ou livros, eles acabam perdendo o sentido. O que acabou fazendo com que a cena do desenho parecesse não ter sentido.
Um caso que mostra como isso fica claro é o de Ruroni Kenshin. No mangá publicado no Brasil pela JBC, ele fala que "para conseguir uma vida em bom termo ele precisa unir seu coração e sua espada em um só", ou algo parecido. Bem, na verdade isso é um jogo de palavras que o autor usou. "Ken" em japonês, tem o significado de golpe ou arma e "Shin" tem o de coração. Querendo refletir os conflitos internos dele em proteger as pessoas e ter qua matar para concretizar isso enquanto uma nova era chegava. Bem, só usei isso pra explicar melhor a parte de humor então voltemos a ela.
Ai você me questiona, onde o humor é tão necessário hoje em dia? O filme dos Vingadores é um ótimo exemplo.
Bem, todos gostamos da história, especialmente por que já que somos nerds adoramos quadrinhos em sua grande maioria. Mas sinceramente, o que adorei foram as piadas. Você até esquece em alguns momentos que é um filme baseado em quadrinhos da Marvel. Parcia até Calvin e Haroldo! Que nem esse dialogo da Viúva Negra e do Thor:
A sacada foi boa, mesmo que alguns não tenham curtido o fato de ser usado "adotado" como algo "errado" na cena. Era para ser engraçado. Não queria ofender ninguém! Mas as pessoas as vezes não compreendem. E as cenas com violência também tiveram seu momento de humor. Como quando o Hulk soca o Thor depois de ambos se unirem para destruir um nave/monstro/alienigena das frotas Chitauri. Ou ainda, quando a enorme massa verde espanca Loki no chão do Edíficio Stark. Hilário!
Humor esta em todo os lugares, só aproveite e preste atenção nele! E não fique bravo se fizeram um comentário que não gostou. Eu sei bem como é isso, mas não se pode fazer muita coisa quando se sabe que as pessoas vão voltar a agir assim com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário