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domingo, 8 de junho de 2025

Yaokipan


Em uma rua tranquila da cidade de Fukuoka, há uma pequena padaria chamada Yaokipan. A loja existe discretamente há mais de 55 anos, tornando-se parte das memórias do bairro.
A proprietária é a Sra. Yuriko, agora com 85 anos. Todos os dias, ela ainda acorda à meia-noite e, sozinha, faz mais de 300 pães e doces — cada um sovado, assado e embalado por suas próprias mãos, repleto da dedicação de quase uma vida inteira.
Os clientes levam inúmeras vantagens de comprar nestes estabelecimentos pelas gentilezas e pães a mais dados pelos japoneses idosos.
Saiu uma reportagem onde a maioria tem prejuízo vendendo seus produtos - custo mais alto do que as vendas - e mesmo assim continuam pois acostumaram e adoram seu negócio. O preço do aluguel não entra na conta pois trabalham em suas próprias casas.

sábado, 7 de junho de 2025

Algumas curiosidades sobre Bleach

Os kidous foram criados por Ichibei, e são poderes que se invocam JUSTAMENTE recitando seus nomes, algo que como sabemos está totalmente ligado a Ichibe. O curioso é que este conceito aparece muito antes deste personagem ser introduzido na obra, ou seja, um foreshadowing.
A cena em que Ulquiorra e Yammy chegam no mundo dos vivos a chegada de Vegeta e Nappa na Terra em Dragon Ball. Desde a página em que os dois aparecem serem quase idênticas, até as mesmas atitudes, as mesmas personalidades, etc.
No momento em que os três capitães traidores saem da Soul Society podemos ver Gin se despedindo de Rangiku, antes de fugir e no momento em que ele faz isso, notamos que sua expressão está demonstrando tristeza. Não só isso, como ele pede "desculpe" antes de sair, já indicando que ele provavelmente não estava fazendo aquilo exatamente porque queria e que não era tão maléfico quanto aparentava.
Kubo, o autor de Bleach coloca diversos personagens com tom de pele escura em sua obra e até utiliza-se dessa característica para fazer a escrita de nomes de alguns (como é com Chad), pois ele queria representar de uma forma boa e saudável, algo que não acontece muito em obras japonesas. Pois por lá, o preconceito com essas pessoas é bem grande pelo fator de cor negra ser associada ao mal, xenofobia e etc. 
Kubo já disse em uma entrevista que acha este preconceito dos orientais, ridículo e aparentemente quis fazer uma crítica indireta a ele em sua obra.
O autor é um grande fã de arquitetura e já disse ter se inspirado em várias construções famosas para o design das construções em sua obra. E entre elas, tem uma construção brasileira, o Capitólio de Brasília, feito por Oscar Nimeyer. Ele o usou para o castelo de Las Noches.
A quadrinização de Bleach se utiliza muito de páginas limpas com close nas expressões dos personagens ou técnicas com virada de página, para transmitir o sentimento da cena com tudo 

sábado, 31 de maio de 2025

Battougaeshi

Battougaeshi é a arte de sacar a espada já reagindo a um ataque, transformando defesa e ataque em um só movimento. Shidoshi Jordan Augusto apresenta essa técnica Fuiwotsu no Hō que nada mais é, que surpreender o inimigo no momento certo. E para completar, a aplicação de Gyakute, uma pegada invertida que inverte também a lógica do combate. Estratégia, precisão e leitura de oportunidade, tudo em uma só execução. 

domingo, 25 de maio de 2025

Belle Belinha


Belle Belinha é uma jovem artista do Brasil, nascida em 19 de janeiro de 2006. Ela se tornou popular on-line com sua personalidade divertida e música cativante.

Ela tem um grande número de seguidores em plataformas como Instagram, Spotify, Apple Music e YouTube. Algumas de suas músicas mais populares são Rueira, Set Dj E7 e Banheiro Não Binare.

Belle compartilha atualizações no Instagram com seus mais de 6.000 seguidores, postando sobre suas músicas, videoclipes e vida pessoal.

Ela também é ativa no erome, onde publica vídeos divertidos e animados. Os fãs adoram sua música porque ela tem uma batida fresca e um estilo divertido.

sábado, 24 de maio de 2025

O crescimento dos sayajins


Este foi um assunto polêmico no fandom de Dragon Ball por muito tempo, até que tivemos uma explicação "canônica" no filme Super Hero.
Mas será que foi bem explicado?

Vamos começar já deixando as coisas bem claras: O crescimento tardio do Goku no Clássico não teve nada a ver com o fato de ele ser um Saiyajin e essa raça ter uma juventude mais longa.
Afinal, foi esta a desculpa apresentada no filme Super Hero, mas referente a Goten e Trunks.
Na verdade, Goku demorou pra crescer e ter um aspecto adulto por um problema de produção, já que Akira Toriyama queria um personagem mais alto para poder desenvolver melhor as cenas de ação, mas como o Goku criança fazia muito sucesso com o público alvo da história, deu problema.

Seu editor, Kazuhiko Torishima, o aconselhou a não envelhecer muito o personagem, pois haviam demorado pra finalmente obter sucesso com DB, após um fracasso de público no primeiro arco da história, havendo grande receio de uma mudança brusca no personagem.
A primeira vez que essa informação de bastidores foi informada foi no ano de 1995, o mesmo ano em que a obra original se encerrou. Na mesa redonda dos editores de Toriyama, para o guia Daizenshuu 2, Torishima, o primeiro editor de Toriyama, foi quem revelou isso.

Nesta conversa, não fica tão claro que Toriyama queria fazer Goku crescer muito antes e que seu editor vetou isso veementemente. Aqui, ele apenas revelou que não achava a ideia boa, mas que Toriyama lhe deu um ultimato (em 1988, no 4º ano de publicação da obra) pro Goku crescer.
Contudo, este mesmo assunto voltou a aparecer em 2 publicações dos fascículos chamados Dragon Ball: El Manga Legendario (2008-2010)
Leiam com atenção as imagens deste post com as informações das edições 23 e 34 destas publicações!

Com estas informações providas pelo próprio Toriyama, já ficou mais claro que ele queria fazer o Goku crescer desde a época do primeiro Torneio de Artes Marciais (1986, capítulo 33 da obra), e que seu editor vetou isso, pelo medo da desaprovação do público.
Este assunto voltou a retornar quando, em 2016, lançaram o “Super Livro de História” do 30º Aniversário de Dragon Ball.
Na entrevista contida nele, podemos encontrar mais palavras de Akira Toriyama confirmando o ocorrido.

Ou seja, o fato de o Goku ter seus 16 anos, mas a aparência de uma criança de 8, não teve nada a ver com uma questão envolvendo os Saiyajins, que só foi ser vagamente explicada no penúltimo capítulo da obra original (capítulo 518, em 1995), onde Vegeta disse o seguinte:
"Nós, Saiyajins, somos um povo guerreiro. Mantemos a juventude por mais tempo para poder lutar."
Levando em conta o contexto em que disse isso à Bulma, que envelheceu muito em 10 anos, tendo uma aparência mais idosa, o entendimento se centra muito mais no "envelhecimento lento" (demorar pra aparentar ser velho) do que em uma demora para o corpo crescer.

Então, quando pegamos os casos de Gohan e Mirai Trunks, que aparentaram crescer normalmente, numa época em que Toriyama já podia mudar o design de seus personagens à vontade, isso de as crianças Saiyajins demorarem pra crescer fisicamente fica bem esquisito.
Contudo, vale ser apontado que foi no mangá Jaco: O Patrulheiro Galáctico (2013), a primeira vez em que Toriyama parece ter feito esse retcon no envelhecimento Saiyajin, tentando deixar tudo mais coerente, mas ignorando os casos de crescimento normais de Gohan e Mirai Trunks.

Só que essa explicação, além de não fazer sentido com os casos de Gohan e Mirai Trunks (e se pensarmos que só faz sentido com Saiyajins puros, então também não explica o crescimento tardio de Goten e Kid Trunks), é algo até que normal para a nossa realidade, não?
Na vida real, muitos meninos permanecem mais baixos durante a infância, sendo até menores que muitas meninas, e, quando chegam à adolescência, crescem pra caramba, mudando drasticamente. Então não tem nada de mais nisso!

Apenas a parte final, falando que quando chegam à maturidade eles passam a envelhecer muito pouco, só para poderem continuar lutando por mais tempo, é que parece fazer sentido com a explicação que o Vegeta deu no End of Z, escrito em 1995.
E aí voltamos ao que foi dito no filme Super Hero (2022), onde "canonizaram" dentro da história principal de DB essa explicação vista pela primeira vez no mangá do Jaco (2013), de que os Saiyajins realmente possuem essa peculiaridade de crescerem muito do nada.

Então, querendo ou não, essa é a explicação oficial para este fenômeno que ocorre com os Saiyajins, ainda que, novamente, isso não seja coerente com os casos do Gohan e do Mirai Trunks, então ela tenta explicar o caso de Goten e Trunks, e talvez do Goku, mas falha em outros pontos.
Porém, reforçando de novo, o caso do Goku se deu por um problema de produção da obra, e não porque na época o Toriyama já havia pensado nessa característica específica da raça Saiyajin, sendo, portanto, uma explicação tardia pra tentar tornar as coisas mais coerentes na história.

E se levarmos em conta que o Goku, de acordo com o DB Minus, chegou na Terra com 3 anos, não mais sendo um bebê, isso o tornaria mais velho e faria com que ele, possivelmente, só tenha desenvolvido um corpo de adulto com uns 20 anos, sendo quem mais demorou pra crescer.
E isso que é complicado! Gohan cresceu bastante dos 9 aos 10 anos. Mirai Trunks com 14 parecia ser alguém com a estatura normal dessa idade. Mas Goten e Trunks tiveram a aparência de crianças de 8 anos até os 16, enquanto o Goku permaneceu assim até os 20.

Ou seja, nada faz muito sentido e foi só o Toriyama, como sempre, tentando consertar problemas do passado com desculpas esfarrapadas no presente, que simplesmente não funcionam 100%, haha.
Mas o que vocês acham disso tudo?

domingo, 18 de maio de 2025

A polêmica Yuka Takaoka, a VERDADEIRA definição de yandere, se tornou cosplayer... E a galera curtiu?

Conhecida como símbolo das “yandere” (garotas obsessivas em animes), Yuka Takaoka chocou o país com o crime cometido em Shinjuku. A mídia japonesa a apelidou de “bonita demais para ser criminosa”, e seu comportamento frio na cena do crime apenas reforçou a imagem bizarra que o público acompanhou pelas redes.
Ela foi condenada a 3 anos e meio de prisão, cumpriu sua pena em silêncio, e até inspirou produções como uma paródia adulta de 34 minutos.
Para quem não sabe, em 2019 ela ficou mega famosa porque ela quase matou o namorado por ciumes, tem uma foto que ficou muito famosa dela da cena do crime.

Enfim, ela voltou a viralizar, tem um monte de caras no twitter dela falando o quanto ela é linda e que querem ela como uma namorada yandere.
Agora com 27 anos, Yuka Takaoka cosplayer está reformulada e ativa nas redes sociais. Sob o nome de Uyupekochan, ela publica fotos e vídeos no YouTube, Twitch e TikTok, exibindo suas produções de cosplay e lifestyle.
Uma das caracterizações mais comentadas foi como Sakuya Izayoi, personagem maid do game Touhou Project. A transformação chamou atenção não apenas pela fidelidade ao personagem, mas por como ela mudou sua imagem após o passado conturbado.

sábado, 17 de maio de 2025

Se você reclama dos mangás continuarem, reclame da vontade dos autores em ganharem grana!

Isso é um meme, mas é uma verdade. Talvez, menos com relação a parte de One Piece e Hunter X Hunter. Mas vamos ver isso por partes.
Desde que Eichiro Oda lançou One Piece ele SEMPRE deixou claro que sua obra teria um fim, mas seria longo. Seja por declarações em suas obras, reportagens ou por conta dos foreshadowings, que deixava no mangá. Então, a história sempre foi longa. 
Hunter X Hunter já é outra história. A saúde de Yoshihiro Togashi é bem fraca, devido ao lumbago, tanto que isso faz ele parar os trabalhos por meses. Ao ponto que devemos nos lembrar de outro autor de mangás, falecido em 2023, Kentaro Miura, o autor de Berserk. 
Já Naruto e Dragon Ball, esses sim são sagas que só se renovam, pelo simples e descontrolado consumismo. Já há tantas versões de DB, que temos Z, GT, Daima, Super, Heroes, entre outros. E nem dá para saber quais são os oficiais, pois há muita coisa produzida, quase sempre para venda. Isso pode ser visto com Naruto, que assim como a obra de Toriyama, que só tem um segundo nome no anime (Dragon Ball que virou DB Z na animação, assim como Naruto se tornou Naruto Shippuden), e que o próprio autor deixou a obra na mão de OUTRO. Acontece nos dois casos. Não há mais amor por isso, só se pensa no capital!

sábado, 10 de maio de 2025

Yu-Gi-Oh! é gigante!


O jogo de cartas colecionáveis Yu-Gi-Oh! foi lançado pela Konami em 1999 e rapidamente se tornou um dos mais populares do mundo. Em 2009, o Guinness World Records reconheceu o jogo como o mais vendido da história, com mais de 22,5 bilhões de cartas comercializadas até aquele momento. Em 2011, esse número havia aumentado para 25,2 bilhões de cartas.     
Até Janeiro de 2021, estima-se que o total de cartas vendidas tenha alcançado cerca de 35 bilhões. Esse crescimento contínuo reflete a popularidade duradoura do jogo, que, além de torneios presenciais, também se expandiu para plataformas digitais como Yu-Gi-Oh! Duel Links e Yu-Gi-Oh! Master Duel.

sábado, 26 de abril de 2025

Akai Ito: o fio vermelho


Essa é uma lenda que faz parte tanto do folclore japonês quanto do folclore chinês. Ambas as versões têm a mesma base: a existência de um fio vermelho invisível que une as pessoas que estão predestinadas a ficar juntas. Na lenda japonesa, o fio está amarrado no dedo mindinho de cada um. Não importa o quanto ele estique ou se emaranhe, o fio jamais irá partir. Aquelas duas pessoas podem até ter outros relacionamentos, mas não conhecerão o amor verdadeiro até que estejam juntas.

sábado, 19 de abril de 2025

Precisamos falar de Devil May Cry... e de NERDOLAS!


Uma das coisas que mais está me enchendo, é o quanto nerdola consegue ser chato. Muita gente sempre reclama de algo por ser X, e então fazem Y. Depois fazem Y, pois na verdade, querem o original de A. Mas do que diabos eu estou falando? O título já diz tudo: Devil May Cry e sua versão para anime na Netflix.
Recentemente, eu o assisti e gostei muito do que vi. E gostei muito dele. Entretanto, a galera começa falando que a história do game é um jogo com uma "profundidade de um pires de tão rasa e tentam fazer um mousse". Que Bayonetta é um pouco mais aprofundado em questão de enredo, mas jogando a culpa no Kamiya (criador de Devil May Cry e Bayonetta) nunca foi tão metódico com as IPs dele. E falam que essa obra é anti-imperialista e anti-armamentista... Que???
Isso acontece pois saiu esse novo anime, e que estão comparando ao antigo Devil May Cry. Que por sinal, muita gente odiava, mas por algum motivo, do nada passaram a curtir.
Para entender melhor, vamos pelo começo. O que é Devil May Cry? Inicialmente, é um game que saiu para PS2 (Playstation 2), usando de parte do que foi gerado para o game Resident Evil 4. O mesmo game da saga RE, foi base para outro jogo Onimusha. É então, uma obra da Capcom, com o personagem aparecendo, como participação especial em diversos outros produtos da produtora de games.
E sua história é, teoricamente, simples: O protagonista, Dante, é o filho de uma mulher humana, com um demônio de nome Sparda. Para combater as forças do mal (e pagar sua vida, pois ninguém vive de ar) ele, quando mais velho, cria uma agência de serviços chamada Devil May Cry. Com isso, ele enfrenta demônios como Mundus, que lhe retirou sua família e seu irmão gêmeo, Vergil. Nesse meio tempo, ele se alia a personagens como Trish, Lady, Nero (seu sobrinho), entre outros.
Apesar de ser um roteiro simples, ele tem sua complexidade, como disputas familiares, a busca por uma família, que nem toda a pessoa nasce maligna mesmo nas condições em que vive, e por ai vai. Mas antes de terminar e explicar o motivo de odiar os nerdolas criticando a obra agora... Leia sobre os dois animes dele.
Devil May Cry (2007):
Esse foi desenvolvido pela Madhouse, criado por japoneses mesmo. Possuía apenas 12 episódios. J.D. Morrison, que é um dos principais contatos de Dante, lhe entrega um serviço. Ele deve proteger Patty Lowell, que é uma orfã, confundida com uma herdeira, contra alguns esquemas humanos e demoníacos. Alan Lowell, um ancestral de Patty, costumava conjurar e controlar demônios. Alan só não conseguiu controlar a demônio Abigail, quase tão poderosa quando Mundus, alguns dizem. Só no máximo a prendendo no pingente Lágrima de Alan, um artefato poderoso.
Inicialmente, ele ficava com Nina Lowell. Mas não apenas nele, fica a "lágrima", mas em um pingente que fica com Patty, filha de Nina.
A arte é boa, mas a ação é off-screen, ou seja, fora da tela. Com algumas poucas vezes em que o personagem dura muito contra Dante, sem contar o pouco uso da Vermillion.
Lembrando que ele é canônico. Sendo que a história se passa entre Devil May Cry 1 e Devil May Cry 2.
Devil May Cry (2025):
Criada pelo produtor de cinema indo-americano Adi Shankar, animada pelo estúdio sul-coreano Mir e produzida pela Shankar Animation, é baseada na franquia de jogos eletrônicos japonesa de mesmo nome da Capcom. E sua primeira temporada passa pela Netflix, com uma segunda já confirmada.
Um coelho macabro, que mutila e destroça um grupo enorme de ladrões enquanto ele próprio rouba a espada de Sparda, nome que certamente é familiar para quem jogou qualquer Devil May Cry.
Poucos minutos depois, já vemos Dante em ação como caçador de demônios, ostentando toda a plasticidade de seu estilo de combate, assim como o humor ácido característico.
O tal Coelho precisa de um amuleto, carregado por Dante, para derrubar o véu que separa o mundo dos humanos e dos demônios; ou, em termos mais simples, levar o Inferno à Terra. O protagonista inicialmente está mais interessado em proteger seu colar, a única lembrança deixada por sua mãe, mas acaba se envolvendo na missão de salvar o mundo.
Um terceiro núcleo acompanha Mary — ou Lady, para quem já experimentou Devil May Cry 3. A agente trabalha com a DARKCOM, órgão governamental responsável por conter ataques demoníacos, comandado pelo vice-presidente dos Estados Unidos.
Dito tudo isso sobre as duas obras, uma coisa que me lembro foi o quanto de ódio foi jogado para a versão do game DmC, que é uma versão rebootada de Devil May Cry. Mas o jogo era bom, tempos depois a galera ficava "fomos injustos". O mesmo aconteceu Metal Gear Rising: Revengeance, entre outros. Ai ficam com tanta reclamação, que se voltam para o passado que reclamavam ANTES! Hipocrisia...

domingo, 13 de abril de 2025

A polêmica da trend "Estilo Ghibli"


Para se ter uma ideia de como é isso, vamos começar com uma notícia. Um perfil no Facebook ofereceu como serviço, a customização de fotos pessoais, para ficarem com o "Estilo Ghibli". O serviço é feito em cerca de 24 horas e só é cobrado 39,00 R$. Criação de imagens no estilo das animações do Studio Ghibli, é de graça pelo ChatGPT, em um de seus recursos! Caí quem é trouxa mesmo.
Além do uso para funções de fake news ou uso indevido e inapropriado de imagens, muitos bancos, hoje em dia, usam a face como modo de destravar certos recursos dentro dessas instituições. 
Mas há um uso indiscriminado das Open AI, como uma febre de certo tempo pra cá. Sem dar o devido crédito aos autores. Um desses casos é do Studio Ghibli, criado em 1985, pelos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, junto ao produtor Toshio Suzuki. Entre seu filmes estão A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado, Nausicaa do Vale do Vento, Túmulo dos Vagalumes, entre outros. Seu estilo artístico é caracterizado por animação tradicional, feita a mão. E suas histórias, mesmo quando tratam de seres sobrenaturais, ou fora do comum no mínimo, são de um humanismo radical. Tratando com um realismo, mas ainda assim podendo ser cruel, assuntos como guerra, solidão, preservação do meio ambiente, entre diversas outras coisas.
Podemos falar que um recurso tecnológico, que ignora a humanidade, foi usado sem consentimento para uma IA gerar imagens, que visavam apenas enriquecer uma empresa milionária acusada há anos de roubar dados pessoais! E tudo isso para gerar imagens de memes, em massa, muitas vezes de gente extremamente cruel pelos padrões do Studio Ghibli. E essas pessoas cruéis endossam violências e destruição do meio ambiente, chegando ao ponto de genocídios pelo mundo. 
Miyazaki em 2016 já disse "Arte criada por inteligência artificial é um insulto a vida".
Você pode pensar que o efeito ficou legal, mas se uma big tech faz isso, na frente de todo mundo, o que ela poderá fazer logo logo com sua imagem. Não apenas com sua foto, mas sua voz, sua privacidade, pois caso não saibam, o próprio Mark Zuckenberg (dono do Facebook) tampa a câmera de seu notebook! Pois hoje são artistas, mas logo seremos todos nós. Ele mesmo, teria roubado textos de escritores, para treinar IAs também!
Bem dito isso tudo, vamos por partes. Quando a Miramax de Weinstein adquiriu Princesa Mononoke, ele exigiu que o filme de 135 minutos fosse reduzido para 90, para torná-lo “mais vendável”. Mas o produtor do Ghibli, Toshio Suzuki, enviou uma espada samurai com duas palavras gravadas: “Sem cortes.”
Harvey Weinstein exigiu cortes. O Studio Ghibli respondeu com uma espada. Weinstein ficou furioso e ameaçou destruir a carreira da equipe. Mas Miyazaki manteve os direitos, e a sua posição. O filme foi lançado exatamente como ele sonhou.
Anos depois, Weinstein foi condenado a 23 anos de prisão por crimes sexuais. Notemos que o Studio Ghibli prima pela arte, acima do lucro. Pois isso poderia ser um tiro no pé.
Mas podemos falar que alguém tem propriedade intelectual do estilo? Já que quando virou moda esse uso de IAs pra construir imagens com estilo de obras da Disney, o debate de que estivesse acontecendo copiar o estilo das princesas, não rolou, porque o olhar que se tinha era que ninguém considerou que o estilo que a Empresa do Rato desenha em si seja propriedade intelectual.
A Disney seria tão dona desse traço quanto se está alegando que o studio Ghibli seria em se utilizar este estilo? E o mesmo com outras empresas como a Illumination ou outros.
Ai podemos pensar em um detalhe: pense em um artista, autoditata, que de repente cria sua arte e seu estilo. Difícil, mas não impossível. Eu mesmo conheço dois artistas assim Nicole e Bertho Horn. Imagine agora eles, colocando sua arte na internet e do NADA, eles aparecem sendo copiados por uma IA. O exemplo da Disney se perde, pois podemos notar que, como foi a Ghibli, tanto sua arte como seu estilo (sem contar sua moral e dedicação) foi roubada por essas big techs. 
Um outro exemplo. Pense naquele garoto, que faz uma ilustração de um cavalo. Na verdade, na visão das pessoas adultas, aquilo parece um rabisco. Sabendo que ainda há a necessidade de um desenvolvimento, eles o apoiam, protegendo a imagem em uma pasta. Anos depois, aquele garoto, scanea aquela imagem, e diz que aquilo é um cavalo para a IA. Ela não vai aceitar isso, pois não consideraria algo daquele tipo, como definido. Quais são os parâmetros da inteligência artificial para decidir, ou não, isso?
Não me entendam mal. As IAs são ferramentas úteis. Mas quantas pessoas entendem como ela funciona? Um exemplo, quando temos um martelo em mãos, quantas pessoas se lembram ou sabem que há uma parte acima, que serve para tirar pregos? Ou até mesmo, quem usa computador, quantas crianças em pleno século XXI, sabem como fazer um print usando comandos em um computador? Formatar textos? Usar Word, Excel, Power Point, ou ao menos como o Paint ou Bloco de Notas?
Eu vejo algumas pessoas na área das artes defendendo o uso indiscriminado das IAs. Há um porém: muitos deles não criam, só são "copistas", fazem covers. Não se afetam, pois nada deles precisa ser criado. Só tocando Charlie Brown Jr. ou O Rappa, para tocar fica fácil. Sem ser como os artistas atuais, que lutam tanto para ganhar seu espaço. Artistas que apoiam, ou tem bons argumentos, ou são ricos.
As pessoas ignoram as IAs como ferramentas, e as usam como um funcionário. E eu tenho provas. Quantas vezes antes, eu tinha que verificar um trabalho em pesquisas, para tentar encontrar se o aluno só não puxou de um ChatGPT as informações.